26.º Congresso da União Postal Universal


Tem início hoje, 20 de setembro de 2016, em Istambul, Turquia, o 26.º Congresso da União Postal Universal (UPU), que decorrerá até 7 de outubro de 2016. A realização do Congresso no local e datas previamente previstos foi motivo de alguma incerteza atendendo aos problemas políticos e de segurança que a Turquia teve nos meses mais recentes.

Um dos temas mais fraturantes deste Congresso será certamente a discussão sobre a reforma da UPU, havendo uma proposta na mesa promovida pela gestão de topo da organização (Diretor Geral e Vice-Diretor Geral) que, embora colha algum apoio entre países menos desenvolvidos, é fortemente contestada por um conjunto de países influentes, incluindo a maioria dos europeus e os que mais contribuem financeiramente para a UPU.

Será também discutida e aprovada a Estratégia Postal Mundial, que se assumirá como um guia de orientação para todos os países membros e para os próprios órgãos da UPU, a partir de 2017 e até ao próximo Congresso.

Serão ainda tratados, entre outros, os seguintes temas: sistema de encargos terminais (remuneração paga entre operadores pela prestação do serviço postal internacional); questões orçamentais, que revestem alguma sensibilidade atendendo às dificuldades financeiras que os membros atravessam, com tradução na redução de contribuições e em maior restrição orçamental para a UPU; revisão dos instrumentos jurídicos da UPU.

A 5 e 6 de outubro decorrerão as habituais eleições para os cargos de Diretor Geral e Vice-Diretor Geral, aos quais se candidatam os atuais titulares, respetivamente o Embaixador Bishar A. Hussein (Quénia) e Pascal Clivaz (Suíça), bem como para os membros dos dois Conselhos (Conselho de Administração e o Conselho de Operações Postais). Portugal é candidato a estes Conselhos, com o objetivo de reforçar a sua participação nas atividades da UPU.

Adicionalmente, está prevista uma conferência de alto nível no dia 4 de outubro, com o objetivo de debater os meios que habilitam os correios a prestarem um melhor serviço ao respetivo país e cidadãos, bem como o crescimento da economia e a promoção do desenvolvimento.


Mais informação: