Reunião extraordinária do Conselho de Administração (CA) - Berna


Decorreu em Berna (Suíça), a 29 de agosto de 2016, convocada pelo Presidente do Conselho de Administração (CA), em coordenação com o Diretor Geral (DG), uma reunião extraordinária do CA da UPU, para responder às preocupações de segurança relacionadas com a prevista realização do congresso da UPU em Istambul (Turquia).

O CA é o órgão que assegura a gestão da UPU entre congressos. O congresso é o órgão máximo da UPU e reúne de 4 em 4 anos, tendo a sua próxima reunião sido agendada para o período entre 20 de setembro e 7 de outubro de 2016, em Istambul.

No seguimento dos atentados terroristas e do golpe de estado ocorridos na Turquia nos últimos meses, aumentaram as preocupações quanto às condições de segurança em que decorreria o congresso, tendo diversos membros questionado a secretaria internacional (SI) da UPU a esse propósito.

Nesse contexto, o DG da UPU manteve contactos com as autoridades turcas e consultou o Departamento das Nações Unidas para a Segurança (UNDSS) no final de julho, na sequência do que foi convocada a presente reunião para avaliar a viabilidade de o congresso se realizar de acordo com o planeado e considerar possíveis alternativas, identificadas nos relatórios do UNDSS.

Tiveram lugar apresentações:

  • da SI, sobre as iniciativas desenvolvidas junto das autoridades turcas e do UNDSS;
  • das autoridades turcas, sobre as medidas já tomadas e previstas para garantir a realização do congresso nas melhores condições de segurança e logísticas;
  • de responsáveis do UNDSS, dos relatórios elaborados por aquele departamento sobre a avaliação da situação de segurança em Istambul.

O representante da PostEurop (associação de operadores postais públicos europeus) manifestou a preocupação dos operadores europeus com a realização do congresso sem total garantia de condições de segurança para os delegados, dado que tal poderia pôr em causa a qualidade dos trabalhos devido à eventual ausência dos participantes mais qualificados.

Alguns países manifestaram a sua solidariedade e confiança para com as autoridades turcas e a sua capacidade de garantir a organização do congresso em condições de segurança apropriadas.

O presidente do CA concluiu que estavam aparentemente reunidas as condições para a realização do congresso nos moldes previamente previstos e declarou que o CA aprovava por consenso a manutenção das datas e do local de realização do congresso.