RSPG divulga roteiro estratégico sobre a futura utilização de 5G na Europa


O Grupo de Política do Espectro de Radiofrequências (RSPG) adotou, a 9 de novembro de 2016, uma opinião sobre a futura utilização de espectro 5G.

No roteiro estratégico para a utilização de espectro 5G na Europa até 2020, o RSPG faz um esboço do espectro que será necessário para tecnologias futuras, tal como a Internet das Coisas e os automóveis e comboios inteligentes. Na opinião de Philip Marnick, presidente do RSPG, "… os serviços 5G têm o potencial de revolucionar as comunicações para todos. Com a visão estratégica do RSPG para o espectro 5G, a Europa está em posição de liderar o mundo na implantação de futuras redes móveis e de impulsionar e alcançar a harmonização global."

A utilização dos serviços móveis de próxima geração (5G) e a criação de novos serviços associados a esta tecnologia potenciam mais benefícios para os consumidores e para a indústria europeias. O espectro é o recurso vital que permite a inovação e o investimento nestes serviços.

O RSPG identificou, como necessárias ao desenvolvimento de novos serviços sem fios, as seguintes gamas de espectro:

  • espectro de banda estreita (700 MHz) que permitirá a cobertura 5G em todas as áreas, assegurando que todos beneficiam;
  • espectro de banda média (3.4-3.8 GHz) que trará a capacidade necessária para novos serviços 5G em áreas urbanas; e
  • espectro de banda larga (26 GHz) que dará uma capacidade ultra-alta a serviços inovadores, permitindo que novos modelos de negócio e vários sectores da economia beneficiem de 5G.

Nesta opinião do RSPG é também identificada a potencialidade das bandas móveis existentes poderem vir a usar 5G, o que facilitará a transição da atual para a próxima geração de redes móveis.


Mais informação: