Índice Nacional de Satisfação do Cliente 2016


Foram divulgados, a 21 de dezembro de 2016, os resultados da edição de 2016 do ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente relativo ao sector das comunicações. O estudo abrange nomeadamente os serviços postais, o serviço telefónico fixo (STF), o serviço telefónico móvel (STM), a televisão por subscrição (STVS) e a Internet fixa e móvel.

Os clientes do STM são os que detêm o índice de satisfação global mais elevado (7,48 pontos), seguindo-se o STF (7,42 pontos), a Internet móvel (7,20 pontos), o STVS (7,19 pontos) e, por fim, a Internet fixa (7,14 pontos).

O STM foi também considerado o serviço com o melhor desempenho e a melhor relação qualidade/preço. Destacam-se, pela negativa, os serviços que registaram uma maior taxa de reclamações, ou seja, o STVS com 26,4%, o STM com 24,9% e a Internet fixa também com 24,9%.

Portugal ocupa, em termos de posicionamento internacional no índice de satisfação do cliente 2016, a 1.ª posição no subsector do STF (em 5 países presentes no estudo), a 2.ª posição no caso da STVS (em seis países), o 4.º e o 5.º lugares na Internet móvel e fixa, respetivamente (em catorze países), e a 4.ª posição no subsector do STM (em onze países).

O projeto ECSI é um sistema de medida, pela via da satisfação do cliente, da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, desenvolvido desde 1999 por uma equipa constituída pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), o Instituto Português da Qualidade (IPQ) e o Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação (ISEGI) da Universidade Nova de Lisboa.


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