BEREC - Divulgação de resultados do workshop ''Enabling the Internet of Things''


O Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (BEREC) divulgou, a 7 de fevereiro de 2017, os resultados do workshopEnabling the Internet of Things”, que teve lugar a 1 de fevereiro, em Bruxelas, Bélgica.

Neste worshop o BEREC promoveu a discussão sobre a Internet das coisas (IoT), nomeadamente as implicações regulamentares e as soluções necessárias para assegurar um desenvolvimento sustentável e em grande escala da IoT, que ofereçam benefícios significativos a cidadãos e consumidores.

A discussão proporcionou uma visão abrangente de vários modelos de negócios IoT, oportunidades e exemplos práticos. As IoT podem trazer benefícios para os indivíduos, as empresas e a sociedade como um todo. Por exemplo, contadores inteligentes, carros, casas, redes de serviços públicos poderão ser melhorados por forma a tornar as cidades mais eficientes energeticamente e menos poluentes. O potencial de inovação no sector das comunicações eletrónicas não se situa apenas no âmbito dos serviços móveis, mas também em novos tipos de soluções e tecnologias que ajudam a tornar o mercado mais competitivo e a beneficiar os consumidores. Foram igualmente debatidas questões de privacidade e proteção dos consumidores.

Esta sessão de trabalho surgiu como complemento do relatório do BEREC "Enabling the Internet of Things", publicado em fevereiro de 2016, que avaliou a aplicação e adequação das regras estabelecidas para as telecomunicações às comunicações machine-to-machine (M2M), tendo aquelas sido criadas fundamentalmente para a telefonia de voz. À luz da revisão do quadro de telecomunicações efetuada pela Comissão Europeia, o BEREC considera que, em geral, não é necessário um tratamento especial para os serviços IoT e/ou comunicações M2M, com exceção da itinerância, da comutação e da portabilidade dos números.

O BEREC divulgará em breve o vídeo deste evento no seu canal de YouTube.


Mais informação: