Reunião do Comité para a Política da UIT (Com-ITU) - Copenhaga


Decorreu de 18 a 20 de janeiro de 2017, em Copenhaga (Dinamarca), a reunião do Com-ITU da CEPT. A este comité, presidido por Portugal, compete a coordenação europeia com vista à participação nas atividades da UIT.

Um dos principais pontos da agenda foi a análise dos resultados da última Assembleia Mundial de Normalização das Telecomunicações (WTSA-16 ) da União Internacional das Telecomunicações (UIT). A Assembleia foi extremamente controversa, pelo que a redação de um entendimento comum sobre o que se passou na Tunísia exigiu particular cuidado.

Esta reunião foi também dedicada à preparação da participação da Europa na próxima Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações (WTDC-17), que terá lugar no último trimestre de 2017. A Europa continuou a desenvolver o seu posicionamento geral para esta Conferência, no âmbito dos trabalhos da equipa de projeto (PT) que foi criada para o efeito, a PT WTDC-17, presidida pelo lituano Paulius Vaina.

O grupo decidiu também criar duas PT para a preparação para Conferência de Plenipotenciários de 2018: PT Policy (que irá abordar assuntos políticos) e PT FIMO (que irá abordar os assuntos de natureza financeira, administrativa e organizacional da UIT). O Com-ITU acordou ainda o mandato desses grupos, bem como as respetivas presidências: Cristiana Flutur (Roménia) e Vilém Veselý (República Checa).

A preparação para as próximas reuniões dos grupos de trabalho do Conselho e da sessão do Conselho 2017 foi outro dos temas que dominou os trabalhos.

A próxima reunião do COM-UIT terá lugar de 24 a 25 de abril de 2017, em Vilnius (Lituânia).

A reunião do Com-ITU foi precedida, no dia 17 de janeiro, por uma reunião do Steering Committee para os Centros de Excelência para a Europa. Esta reunião, presidida pela Suíça, teve como objetivo a apresentação de um balanço das atividades realizadas em 2016 e a definição de linhas de orientação para o ano 2017.