Reunião do RSPG WG PMSE - Viena


Decorreu em Viena (Áustria), a 27 de janeiro de 2017, a 3.ª reunião do grupo de trabalho sobre a Opinião a longo prazo do RSPG relativa a equipamentos para a produção de programas e eventos especiais (PMSE), presidido por Franz Ziegelwanger (Áustria). Estiveram presentes representantes de várias administrações, da Comissão Europeia (CE) e do Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI).

Na sua 40.ª reunião, em 8 de junho de 2016, o RSPG aprovou o desenvolvimento de uma Opinião sobre PMSE, nomeadamente, uma estratégia de longo prazo sobre os requisitos de espectro para as necessidades e utilização futuras de aplicações PMSE de áudio e vídeo sem fios.

A primeira versão de proposta de Opinião deverá estar finalizada em junho de 2017 e a versão final em novembro de 2017, para ser sujeita a consulta pública.

Alguns dos documentos considerados nesta reunião visaram como/se o 5G no futuro poderá acomodar aplicações PMSE e novas soluções para acomodar essas aplicações, nomeadamente na faixa dos 960-1164 MHz (faixa aeronáutica), com especial enfoque ao estudo que tem vindo a ser desenvolvido no Reino Unido.

Foi considerada e discutida uma nova versão de proposta de Opinião em PMSE, tendo sido possível apenas discutir a secção background and scope of work. Alguns dos assuntos discutidos foram a referência à Decisão 2014/641/UE, que reconhece, entre outros aspectos, que as necessidades de espectro para aplicações PMSE de áudio sem fios variam significativamente, tendo sido clarificado que existe necessidade de assegurar uma quantidade mínima de espectro de 60 MHz para satisfazer as necessidades ordinárias recorrentes para aplicações PMSE de áudio sem fios. Foi incluída uma referência à recente Decisão 2016/339/UE, que harmoniza a faixa de frequências nos 2010-2025 MHz para aplicações PMSE de vídeo. Relativamente à referência a documentos CEPT, em especial a Recomendação ERC 25-10, foi clarificado que as faixas de frequências para aplicações PMSE desta Recomendação serão incluídas no portal do Frequency Information System, mas esta funcionalidade ainda demorará alguns anos.

De notar que a proposta de opinião RSPG em PMSE separa aplicações PMSE de áudio e vídeo, estando a ser identificadas algumas faixas alternativas para PMSE de áudio por exemplo na banda L para colmatar a perda de espectro para PMSE nas faixas dos 470-694 MHz e 694-790 MHz devido às novas utilizações por sistemas móveis. Para aplicações PMSE de vídeo é realçado que é difícil acomodá-las na faixa dos 2 GHz, especialmente em grandes eventos estando a ser identificadas novas oportunidades (por exemplo, na faixa dos 2,7-2,9 GHz, dos 7/8 GHz e/ou dos 10 GHz).