Reunião dos Grupos de Trabalho WP1A e WP1B - Genebra


Decorreram em Genebra (Suíça), de 22 a 30 de novembro de 2016, as reuniões dos Grupos de Trabalho 1A (WP 1A) e 1B (WP 1B), que precederam a Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2015 (WRC-15), relativas ao período de estudo (2015-2019) que antecede a próxima WRC, que decorrerá em 2019 (WRC-19).

Na reunião do WP 1A a proposta de recomendação sobre Frequency ranges for global or regional operation and Human Hazards of non-beam Wireless Power Transmission (WPT) systems, que inclui apenas tecnologias non beam, continuou a ser desenvolvida sendo de notar que nesta proposta de recomendação apenas a faixa de frequências 6765-6795 kHz (for Magnetic resonant technology for mobile devices) está proposta para harmonização regional ou global de sistemas WPT.

O relatório ITU-R SM.2303-1 Link externo.http://www.itu.int/pub/R-REP-SM.2303-1-2015Wireless power transmission using technologies other than radio frequency beam também foi revisto, em especial para incluir uma nova secção sobre a compatibilidade de sistemas WPT com o serviço de radiodifusão.

O relatório ITU-R SM.2392-0 Link externo.https://www.itu.int/pub/R-REP-SM.2392 sobre Applications of wireless power transmission via radio frequency beam foi aprovado pela Comissão de Estudos 1 (SG1) em junho de 2016, tendo sido submetida a esta reunião uma contribuição com propostas de revisão que foram notadas e serão consideradas no futuro. Dado que o relatório ITU-R SM.2392-0 Link externo.https://www.itu.int/pub/R-REP-SM.2392 apenas descreve projetos de investigação e tecnologias “beam”, na última reunião do WP 1A em junho de 2016 foi decidido iniciar o desenvolvimento de um novo relatório para avaliar o impacto de sistemas WPT beam em serviços de radiocomunicações, que continuou a ser desenvolvido.

As principais faixas de frequências que estão a ser consideradas para WPT beam são os 2,4 GHz e os 5,8 GHz. Foram ainda revistos os relatórios sobre Smart grid utility management systems e o ITU-R SM.2028-1 sobre Monte Carlo simulation methodology for the use in sharing and compatibility studies between different radio services or systems.

Na reunião do WP 1B, o grupo continuou a desenvolver uma recomendação sobre Global harmonization of SRD categories, que propõe o desenvolvimento de definições comuns para algumas categorias de dispositivos de curto alcance em que se verificou existir algum nível de harmonização a nível mundial tendo sido incluída uma nova categoria nomeadamente Ultra low power active medical implant.

O WP 1B é responsável pelo item 9.1 da agenda da WRC-19 (assunto 9.1.6), sobre sistemas WPT em veículos elétricos, tendo continuado a desenvolver em conformidade o texto Conference Preparatory Meeting para a WRC-19 e iniciado o desenvolvimento de um novo relatório sobre Methodology for spectrum management of WPT, que visa clarificar e definir o enquadramento regulamentar para este tipo de sistemas.

Continua em desenvolvimento a proposta de relatório sobre, Spectrum management principles, challenges and issues related to dynamic access to frequency bands by means of radio systems employing cognitive capabilities, item de trabalho que teve início com o denominado tema White spaces na faixa de ultra high frequency com base em técnicas cognitivas, tendo evoluído para um tema mais genérico através de sistemas que implementem técnicas cognitivas.

Foi ainda efetuada uma revisão à Recomendação ITU-R SM.1896 Link externo.http://www.itu.int/rec/R-REC-SM.1896/en sobre Frequency ranges for global or regional harmonization of short-range devices, nomeadamente para incluir faixas de frequências para a tecnologia de banda ultralarga com o objetivo de harmonização regional e global para esta tecnologia.

O WP 1B está também a desenvolver um relatório sobre ferramentas de regulação inovadoras, nomeadamente,innovative regulatory tools to support enhanced shared use of the spectrum and the infrastructure of telecommunications network que foi revisto nesta reunião e deixou de incluir a partilha de infraestruturas como ferramenta de regulação. Assim o relatório considera agora duas ferramentas regulamentares no relatório, nomeadamente Licensed Shared Access para partilhar espectro de serviços diferentes e Shared Spectrum Access for Similar Technologies para partilhar espectro de tecnologias/sistemas similares.

Foram ainda efetuadas propostas de revisão à Recomendação ITU-R SM.1413 sobre o Radiocommunication Data Dictionary e à Recomendação ITU-R SM.1046 sobre Definition of spectrum use and efficiency of a radio system.