Metodologia para avaliação do desempenho de serviços móveis em consulta


ANACOM aprovou, por decisão de 23 de março de 2017, o projeto de metodologia para avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE.

Recorde-se que a ANACOM tem vindo a efetuar regularmente estudos de avaliação da qualidade dos serviços e redes móveis em Portugal na perspetiva do utilizador desde 1999, tendo o último sido objeto de publicação em agosto de 2015.

Entretanto, e conforme referido no “Relatório da consulta pública sobre as ações do plano plurianual 2017-2019”1, esta Autoridade entendeu proceder a uma revisão da metodologia seguida no último estudo, tendo em conta os desenvolvimentos tecnológicos e de mercado. Com efeito, muito embora se tencione prosseguir uma metodologia assente em drive-tests, prevê-se que esta seja objeto de um conjunto de afinações, nomeadamente ao nível da forma específica de realização dos testes e aferições a efetuar.

Neste contexto, no exercício dos poderes referidos na alínea h) do n.º 2 do artigo 9.º dos Estatutos e com vista a recolher contributos que possam contribuir para enriquecer a metodologia a seguir, a ANACOM considerou que seria vantajoso promover, por um período de 15 dias úteis, uma auscultação destinada à recolha de contributos sobre o projeto de metodologia para avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE.

Qualquer interessado pode assim pronunciar-se sobre o documento Download de ficheiro metodologia para avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, até ao dia 18 de abril de 2017. Assinala-se que o objeto desta consulta é apenas a metodologia técnica a ser prosseguida, pelo que comentários recebidos, ainda que sobre matérias adjacentes, não serão considerados nesta sede.

Os comentários devem ser enviados, por escrito, para o endereço de correio eletrónico metodologia-qos-moveis@anacom.ptmailto:metodologia-qos-moveis@anacom.pt2. No caso de conterem partes confidenciais, estas devem ser devidamente assinaladas, sendo igualmente remetida uma versão não confidencial destinada a publicação.

Os contributos recebidos (expurgados da informação confidencial) serão objeto de publicação neste sítio juntamente com a decisão final sobre a metodologia e o relatório da consulta.

Notas
nt_title
 
1 Download de ficheiro Relatório da consulta pública sobre as ações do plano plurianual 2017-2019.
2 Cada email poderá conter um ou mais ficheiros desde que o conjunto não exceda 10 megabytes, podendo, se necessário, proceder ao desdobramento dos comentários em dois ou mais emails.

Consulte: