4.ª reunião do RSPG WG PMSE - fevereiro 2017


Decorreu em Viena (Áustria), a 22 de fevereiro de 2017, a 4.ª reunião do Grupo de Trabalho sobre a Opinião a longo prazo do RSPG relativa a equipamentos para a produção de programas e eventos especiais (PMSE1), presidido pela Áustria. Estiveram presentes representantes de várias administrações, da Comissão Europeia (CE) e do Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI).

Dos vários tópicos discutidos, destaca-se o debate sobre as faixas disponíveis para PMSE que têm merecido mais interesse por parte dos fabricantes, nomeadamente no desenvolvimento de equipamentos e respetiva disponibilização no mercado, sendo a faixa de UHF a mais interessante para os fabricantes de equipamentos.

A proposta de Opinião sobre PMSE tal como proveniente da última reunião não foi propriamente discutida, tendo-se optado por, com base numa contribuição, discutir temas chave para o resultado da Opinião (por exemplo, que aplicações PMSE devem ser incluídas) e temas em que já há algum consenso resultado de discussões anteriores. Uma outra contribuição abordou a questão de que a procura de novo espectro para PMSE vai continuar, mas que devemos utilizar melhor o que já temos e disponibilizamos (por exemplo, através de técnicas de auto coordenação). Por fim, concordou-se que os resultados das discussões tidas deveriam ser incluídos na proposta de Opinião sobre PMSE em desenvolvimento.

A primeira versão de proposta de Opinião deverá estar finalizada em junho de 2017 e a versão final em novembro de 2017, para ser sujeita a consulta pública.

Notas
nt_title
 
1 O RSPG aprovou, a 8 de junho de 2016 na sua 40.ª reunião, o desenvolvimento de uma Opinião RSPG sobre PMSE, nomeadamente, uma estratégia de longo prazo sobre os requisitos de espectro para as necessidades e utilização futuras de aplicações PMSE de áudio e vídeo sem fios. A Comissão Europeia pretende que a opinião RSPG a longo prazo sobre PMSE verifique quais os impactos esperados nos serviços PMSE, tendo em conta a evolução da utilização existente e a necessidade crescente de partilha da utilização do espectro, solicitando uma avaliação das opções estratégicas em termos de acesso ao espectro por aplicações PMSE de áudio e vídeo sem fios, que possam fornecer a qualidade de serviços necessária para aplicações PMSE. Adicionalmente, esta opinião RSPG deverá fornecer orientações sobre a relevância de um roadmap comum para apoiar o sector de PMSE de áudio e vídeo no acesso ao espectro, tendo em conta as diferentes necessidades nacionais.