2.ª reunião do Mobile EWG - março 2017


Decorreu a 9 de março de 2017, em Bruxelas (Bélgica), a 2.ª reunião do Grupo de Trabalho de Peritos sobre Conectividade Móvel (Mobile EWG).

O grupo deverá desenvolver um relatório conjunto BEREC/RSPG sobre conectividade móvel em “áreas de desafio” que, entre outros aspectos, deverá incluir uma análise, abrangente e comparativa, das iniciativas para facilitar a conectividade móvel em "áreas de desafio" onde os operadores móveis podem estar relutantes em a implementar. Incluirá uma descrição das frequências atribuídas e obrigações de cobertura móvel.

As “áreas de desafio” que estão a ser consideradas para que seja fornecida cobertura móvel são transportes, espaços interiores, áreas rurais remotas, nomeadamente estradas, túneis, etc., e áreas protegidas tais como parques nacionais e locais históricos. Deverão ser enumeradas as soluções já implementadas em alguns países para responder a estes desafios, tais como, partilha de frequências e infraestrutura, obrigações de cobertura, repetidores fixos em espaços exteriores e implementação da Diretiva de redução de custos. Nesta reunião foram discutidos em particular os tópicos que deverão vir a ser incluídos no relatório a desenvolver.

Relativamente à monitorização da cobertura da rede móvel, da inteira responsabilidade do BEREC, deverá ter como resultado uma posição comum. Uma vez que as diferentes autoridades nacionais utilizam métricas e definições diferentes para cobertura móvel, poderá haver benefícios em alcançar um entendimento comum sobre a forma como a cobertura móvel pode ser definida e medida. Este grupo irá aproveitar muito do trabalho desenvolvido pela Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT) sobre esta matéria, em especial o ECC Report 231 sobre Mobile Coverage Obligations, tendo, nesta reunião, em especial, identificado os mecanismos que permitam recolher informação sobre as práticas já implementadas nos Estados-Membros.

O grupo é ainda responsável pelo tema “necessidades de espectro para promover a inovação na Europa”, que terá como resultado um workshop comum BEREC/RSPG ainda a decorrer ainda em 2017, onde, entre outras matérias, deverão ser abordadas as tendências de mercado no que diz respeito aos serviços móveis e aplicações IoT, o impacto da arquitetura do 5G, as necessidades de espectro e respetiva disponibilização, quer no tempo quer na quantidade, e tipos de licenças para o espectro e mecanismos de partilha. Nesta reunião discutiram-se essencialmente os tópicos que deverão ser considerados no workshop a realizar.