World Summit on the Information Society Forum 2017


Decorre em Genebra (Suíça), de 12 a 16 de junho, a edição de 2017 do “World Summit on the Information Society Forum (WSIS Forum)”, encontro anual coorganizado pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.

“As sociedades de informação e conhecimento para os objetivos de desenvolvimento sustentável” é o tema desta edição do WSIS Forum, a que presidirá o Ministro da Juventude e das Tecnologias de Informação e Comunicação do Ruanda, Jean Philbert Nsengimana.

Portugal far-se-á representar no evento pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, e pela Presidente do Conselho de Administração da ANACOM, Fátima Barros.

O Secretário de Estado das Infraestruturas participará como orador na sessão de alto nível dedicada ao tema “Economia Digital e Comércio” e na mesa-redonda ministerial. Terá também encontros bilaterais com representantes governamentais de outros Estados-Membros da UIT.

Fátima Barros participará como oradora nas sessões de alto nível subordinadas aos temas “Bridging Digital Divides” e “ITU role on shaping the future wireless ecosystem”.

Este fórum decorre dos resultados da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS), que se realizou em duas fases (Genebra, 2003, e Tunis, 2005) e que definiu um conjunto de conceitos e políticas visando colocar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) ao serviço do desenvolvimento global. Em particular, a Agenda de Túnis (2005) reiterou os benefícios das TIC na vida dos cidadãos e assumiu o compromisso de desenvolver mecanismos para combater as clivagens digitais, definindo para tal um conjunto de linhas de ação especializadas.

O WSIS Forum, que se realiza anualmente num formato “multi-stakeholder”, pretende acompanhar a implementação das linhas de ação WSIS.

A UIT assume tradicionalmente um papel primordial na organização deste evento, em parceria com outras agências das Nações Unidas.


Mais informação: