Conselho de Ministros dos Transportes, Telecomunicações e Energia da União Europeia - conclusões, 08 e 09.06.2017


Teve lugar a 8 e 9 de junho de 2017, no Luxemburgo, a reunião do Conselho de Ministros dos Transportes, Telecomunicações e Energia da União Europeia (UE), presidida pela Estónia, em representação da presidência maltesa.

No que respeita aos assuntos de telecomunicações, o Conselho de Ministros chegou a acordo relativamente à abordagem geral sobre a proposta de aumentar a monitorização regulatória e a transparência de preços para os serviços de entrega transfronteiriça de encomendas. Uma das propostas do Conselho é a implementação de um sítio eletrónico da Comissão Europeia com informação sobre os preços praticados pelas empresas de entregas. Desta forma, espera-se aumentar a transparência e reduzir os preços.

Destaque também para o debate sobre as propostas relacionadas com a revisão do quadro regulamentar aplicável às telecomunicações da UE, que se centrou no reforço dos mecanismos de coordenação para assegurar previsibilidade no mercado. Neste âmbito, a maioria dos Estados-Membros considerou que os mecanismos existentes funcionam bem e sublinhou a importância de um quadro regulamentar claro e transparente.

Relativamente à coordenação para a implementação do 5G, foi considerado que demasiada harmonização poderá ser prejudicial, atendendo à rapidez do desenvolvimento da tecnologia e às necessidades específicas de algumas regiões. Conclui-se, neste âmbito, que a estrutura do Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (BEREC) funciona bem e que o mesmo não deverá passar a agência de pleno direito.

Foi também feito o ponto de situação sobre a proposta de atualização das regras de privacidade para as comunicações eletrónicas e sobre a implementação da estratégia para o mercado único digital (DSM).

A próxima presidência (Estónia) apresentou o seu programa de trabalho.


Mais informação: