55.ª reunião do Comité Técnico 210 - maio 2017


Decorreu em Delft (Holanda), a 9 e 10 de maio de 2017, a 55.ª reunião do Comité Técnico 210 do CENELEC (CLC/TC210), presidida por John Davies e secretariada por Nyomee Hla-Shwe Tun.

Foi aprovada a ata da reunião anterior (documento TC210/Sec0982/RM).

Foi decidido estender o âmbito do Grupo de Trabalho 14, que passou a contemplar a formulação das partes das normas do CLC/TC210 exigidas para que sejam citadas no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE) no âmbito do requisito de compatibilidade eletromagnética (CEM) das Diretivas (Anexos ZZ, anexo ZA e preâmbulo), bem como proceder à preparação da lista de normas harmonizadas do CLC/TC210 candidatas a citação no JOUE.

O documento TC210/Sec/0972/INF, criado com base nos contributos entretanto recebidos no TC210, contém a lista de potenciais normas de CEM no âmbito da Diretiva Rádio, candidatas a citação no JOUE. Competirá aos comités nacionais obter a lista final, propondo as normas que entendam estar em falta. O documento TC210/Sec/0983/PW contém a lista exaustiva das referências normativas das normas CEM que estão a ser tratadas (cerca de 287). Os anexos ZZ estão em desenvolvimento em conjunto com a Comissão Europeia, que não tem facilitado a obtenção de uma versão final. De entre as normas do TC210 com a componente rádio, será selecionado um conjunto de normas paradigmáticas a apresentar ao CEN-CENELEC Management Centre para efeitos de orientação.

Foi decidido solicitar ao Grupo de Cooperação Administrativa (ADCO) que enumere as suas preocupações concretas relativamente à faixa de 1GHz a 6GHz, visto que os custos para a indústria de ensaios suplementares acima de 1GHz, terão sempre de ser fundamentados, por exemplo, com casos concretos de interferências ou de resultados de campanhas de controlo de mercado. O ADCO fez um pré-aviso à indústria de que uma próxima campanha incidirá nas comunicações através de rede de transmissão elétrica (PLC), já com a nova norma.

O trabalho relativo à tecnologia multiple input, multiple ouput dos PLC continua a aguardar a aprovação do novo World Internet Project. A prEN50561-2 será publicada como relatório técnico, visto não ter obtido aprovação no inquérito público.

Devido às potências consideráveis que os wireless power transmission podem alcançar, serão tidos em conta os estudos da Organização Internacional das Telecomunicações (UIT), o memorando de entendimento entre o Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI), a Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT)/Comité das Comunicações Eletrónicas (ECC) e a Comissão Europeia, bem como o TR 103 409 do ETSI no que respeita a restrições de frequências para este fim. A CEM na faixa dos 2kHz a 150kHz continua a ser desenvolvida, com alguma contestação a alterações nos níveis por parte do Japão.

A informação relativa à chamada regra 80/80 do Comité Internacional Especializado em Interferências Rádio será colocada num anexo informativo das normas.

Os problemas de emissões verificados com as lâmpadas incandescentes decorativas (a imitar as de Edison, com consumo elevadíssimo de energia para o nível de iluminação que proporcionam), levantado a nível do EMC Working Party, foi considerado de somenos importância quando comparado, por exemplo, com o das fontes comutadas (risk acessmment). É um problema que será resolvido pela evolução tecnológica, com o desenvolvimento das novas lâmpadas LED decorativas, que estão a substituir as incandescentes decorativas com vantagem (mesmo efeito decorativo e muito menor consumo).

A próxima reunião será em dezembro, em Bruxelas, como habitualmente. Em relação à reunião seguinte, a 15 e 16 de maio de 2018, foi anunciada a disponibilidade do organismo de Normalização Sectorial (ONS-ANACOM) para a organizar em Lisboa, a confirmar o mais brevemente possível com o secretariado do CLC/TC210.