Pacotes de serviços ultrapassam 3,6 milhões de subscritores no 2.º trimestre


No final do 2.º trimestre de 2017 (2T2017), cerca de 89 em cada 100 famílias dispunham de um pacote de serviços. O número de subscritores destas ofertas ultrapassou 3,6 milhões (mais 64 mil, ou seja, mais 1,8% do que no trimestre anterior e mais 261 mil subscritores, ou seja, mais 7,8% face ao trimestre homólogo).

O crescimento verificado está associado ao pacote double play (2P), constituído pela televisão por subscrição (TVS) + banda larga móvel (BLM), que pela primeira vez registou subscritores (42 mil), e, em menor medida, ao pacote quintuple play (5P), que apresentou mais 25 mil subscritores (ou seja, mais 1,7%).

A modalidade de ofertas em pacote mais popular continuou a ser a oferta 5P [banda larga fixa (BLF) + serviço telefónico fixo (STF) + TVS + serviço telefónico móvel + BLM], com 1491 milhares de subscritores (41,3%), seguindo-se a oferta triple play (3P) [STF + BLF + TVS], com 1475 milhares de subscritores (40,8%).

No período em análise, as receitas dos serviços em pacote totalizaram 885,9 milhões de euros (mais 6,6% do que no mesmo período do ano anterior). A receita média mensal por subscritor foi de 41,4 euros (menos 1,3% face ao 2T2016).

No 2T2017 a fatura média mensal dos agregados familiares com pacotes de serviços foi de 52,32 euros, incluindo IVA (menos 0,5% do que no 2T2016).

No trimestre em análise, a MEO voltou a deter a quota de subscritores de pacotes de serviços mais elevada (39,5%). Segue-se o Grupo NOS (39%), a Vodafone (16,4%) e o Grupo Apax (4,9%).

Em termos de receitas, a MEO tinha uma quota de 41,3 %, seguindo-se o Grupo NOS (40,1%).

O Grupo NOS liderava nas modalidades 3P e 4P (quadruple play), enquanto a MEO liderava nas modalidades 2P e 5P, tanto em termos de subscritores como de receitas.

Infografia sobre pacotes de serviços

Infografia sobre pacotes de serviços de comunicações eletrónicas no 2.º trimestre de 2017.


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