No 3.º trimestre de 2017 a utilização do roaming disparou, tanto ao nível da voz como de Internet/dados.
As chamadas e minutos de voz de clientes portugueses quando estão no estrangeiro (roaming out) aumentaram 36,9% e 50,8% em termos homólogos, respetivamente; enquanto a utilização de Internet registou um aumento de 60,7% no número de sessões de acesso e de 320,9% no volume de tráfego gerado. No caso dos estrangeiros que utilizaram as redes nacionais (roaming in) o crescimento foi ainda maior nas chamadas, minutos de voz e sessões de acesso à Internet, que aumentaram 41,3%, 57,7% e 99%, respetivamente, em termos homólogos. Já o trafego de Internet aumentou 299%.
Esta evolução estará associada à nova regra de preços de roaming resultante do enquadramento regulamentar europeu que determinou uma política de “Roam Like At Home”, ou seja, o preço das comunicações em roaming entre países do Espaço Económico Europeu não pode exceder as tarifas pagas pelas comunicações nacionais.
No trimestre em análise, a penetração do serviço móvel ascendeu a 170,5 por 100 habitantes, com a taxa de utilização efetiva a situar-se nos 127,4 por 100 habitantes. De acordo com os dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest, no 3.º trimestre de 2017, 95,5% dos residentes em Portugal eram clientes do Serviço Telefónico Móvel.
O número de estações móveis habilitadas a utilizar o serviço atingiu 17,6 milhões, das quais 13,1 milhões (74,7% do total), foram efetivamente utilizadas no último trimestre. Excluindo tablet/PC e as estações móveis associadas a comunicações Machine-to-Machine (M2M), o número de estações móveis/equipamentos de utilizador ativos e com utilização efetiva foi de 11,7 milhões, mais 3,3% do que no período homólogo.
Segundo o Barómetro de Telecomunicações da Marktest, em setembro de 2017, cerca de 39,7% dos clientes residenciais do serviço telefónico móvel subscreveram este serviço no âmbito de uma oferta em pacote que integra serviços prestados em local fixo.
Os utilizadores efetivos de serviços típicos da banda larga móvel (videotelefonia, transmissão de dados em banda larga, mobile TV, etc.) aumentaram 12,6% em relação ao período homólogo, atingindo 7 milhões, o valor mais elevado de sempre. O crescimento da utilização destes serviços está associado ao aumento dos utilizadores de Internet no telemóvel, que aumentou 14,6%, e à crescente penetração dos smartphones.
A MEO continua a ser o principal prestador com 43,8% das estações móveis ativas com utilização efetiva, seguida da Vodafone com 30% e da NOS com 24,2%.
Em termos de tráfego, o volume de minutos de conversação originados nas redes móveis aumentou 4,1% em comparação com o trimestre homólogo.
Já a utilização do serviço de mensagens escritas sofreu uma redução de 11%, devido ao aparecimento de formas de comunicação alternativas.
O volume de receitas acumuladas dos serviços a clientes finais no 3.º trimestre rondou 993 milhões de euros, menos 3,4% face ao período homólogo.
Infografia dos serviços móveis
Consulte o relatório estatístico:
- Serviços móveis - 3.º trimestre de 2017 https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1423864