77.ª reunião do WG SE - setembro 2017


Decorreu de 25 a 29 de setembro de 2017, a 77.ª reunião do WG SE do ECC, em Sibiu (Roménia), contando com a presença de cerca de 57 participantes, incluindo o observador do Gabinete Europeu de Comunicações (ECO) bem como representantes da indústria e/ou operadores: AB5 Consulting, APWPT e.V., ANITEC, ASP, Ericsson, EUROCONTROL, CAR 2 CAR Communication Consortium, Directorate General for Civil Aviation (França) , DJCSL, Intelsat, Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO),  Joint Stock Company Russian Space Systems, Ministère de la Défense (França), NARFA Poland, Ring Advocacy, ROBERT BOSCH GmbH/European Telecommunications Standards Institute (ETSI), TeliaSonera, ViaSat, Inc..

Foram preliminarmente adotados e enviados para a fase de consulta os seguintes documentos:

  • Draft ECC Report 270 on “Sharing studies between Telecoil Replacement Systems (TRS) and Mobile Satellite Service (MSS) in the frequency range 1656.5-1660.5 MHz”.
  • Draft ECC Report 271 on “Compatibility issues related to NGSO satellite systems operating in the FSS bands 10.7-12.75 GHz (space-to-Earth) and 14-14.5 GHz (Earth-to-space)”.
  • Draft ECC Report 272 on “Earth stations in the frequency ranges 4-6 GHz, 12-18 GHz and 18-40 GHz in the vicinity of aircraft”.

Foi aprovado para publicação, após a fase de consulta pública, o documento ECC Report 267 on “Coexistence of Wideband Ultra-Low Power Wireless Medical Capsule Endoscopy Application operating in the frequency band 430 440 MHz”.

Em relação aos trabalhos no seio da Equipa de Projeto 7 (PT SE7) - responsável por assuntos do serviço móvel exceto International Mobile Telecommunications (IMT) - nomeadamente a introdução de tecnologia Long Term Evolution (LTE) na faixa dos 450-470 MHz, para aplicações Private Mobile Radio/Public Acess Mobile Radio (PMR/PAMR), os trabalhos continuam. Contudo, face à quantidade de estudos recebidos, as conclusões encontram-se ainda em discussão. De notar a receção de um pedido do ECC para se analisar a introdução de redes Low Power Wireless Access Network (LPWAN), baseada na tecnologia SigFox.

Na mesma linha, esta equipa de projeto encontra-se a analisar a introdução de redes de banda larga para sistemas de proteção ao público e auxílio em situações de catástrofes (BB-PPDR: Broadband Public Protection and Disaster Relief) baseados em tecnologia LTE. Foram apresentados vários estudos, contudo, as conclusões preliminares indicam que as técnicas de mitigação (distâncias de segurança) variam com o modelo de propagação e as faixas de guarda consideradas.

Nesta reunião foi ainda criada uma nova tarefa, de modo a analisar a utilização de aplicações para realização de programas e eventos especiais (PMSE), limitadas a 25 mW na faixa de frequências dos 960-1164 MHz.

Em relação à Equipa de Projeto 19 (PT SE19) - responsável por assuntos do serviço fixo – a mesma encontra-se a analisar a introdução de aplicações do serviço fixo na faixa dos 57-66 GHz, em ambientes exteriores (quando a regulação já existente permite aplicações do mesmo género, mas com potências mais baixas e maiores restrições quando as mesmas operam em ambiente exterior). A ideia é introduzir uma tecnologia americana (WiGig, descrita na UIT-R M.2227).

Em relação à Equipa de Projeto 24 (PT SE24) - responsável por assuntos relacionados com equipamentos de curto alcance – de notar que os trabalhos no âmbito da tarefa sobre carregadores sem fios (WPT) irão centrar-se nos carregadores de veículos a operar na faixa dos 70-90 kHz. De referir ainda a criação de duas novas tarefas:

  • tacógrafos inteligentes para medição de peso e dimensão, a operar nos 5,8 GHz;
  • deteção e anti-colisão de pessoas, a operar nos 446-457,1 kHz.

Por fim, foi criado uma nova Equipa de Projeto 45 (PT SE45) - responsável pela análise da introdução de redes locais de acesso sem fios (RLAN) a operar nos 5925-6425 MHz, uma vez que os estudos para a introdução destas aplicações na faixa dos 5 GHz demonstraram não ser possível.

A próxima reunião terá lugar entre 22 a 26 de janeiro de 2018, em Roma (Itália).