56.ª reunião da ECC PT1 - setembro 2017


Decorreu em Lyon (França) de 4 a 8 de setembro de 2017, a 56.ª reunião da Equipa de Projeto 1 do ECC (ECC PT1) sobre Telecomunicações Móveis Internacionais (IMT)1, sob a presidência de Steve Green (Reino Unido). Estiveram presentes cerca de 100 participantes contando, entre outros, com a presença dos representantes das Administrações, Gabinete Europeu de Comunicações (ECO), Comissão Europeia (CE), operadores e fabricantes.

Nesta reunião, continuaram em desenvolvimento os trabalhos com vista a responder ao mandato da CE sobre o 5G. Recorde-se que tal mandato à CEPT visa o desenvolvimento de condições técnicas harmonizadas para utilização do espectro para o 5G, em particular nas faixas de frequências 3,4-3,8 GHz e 24,25-27,5 GHz. É de relevar que está em fase final de desenvolvimento uma Decisão CEPT para a faixa dos 26 GHz, a qual identifica os aspetos fundamentais a ter em conta na designação deste espectro para 5G. De notar, no entanto, que em termos das condições técnicas os trabalhos estão ainda relativamente atrasados dado as atividades ainda em curso nos organismos de normalização.

Este grupo finalizou os estudos sobre as subfaixas 1427-1452 MHz e 1492-1518 MHz, em particular com a elaboração das condições técnicas para sistemas supplemental downLink (SDL) nestas subfaixas. Estes estudos serão agora publicados no sítio da CEPT na Internet.

De destacar ainda que a CE adotou um mandato à CEPT sobre a eventual revisão das condições técnicas atualmente harmonizadas nas faixas 900/1800 MHz com vista à implementação da Internet of Things (IoT). Recorde-se que estes estudos vêm na sequência do trabalho recentemente desenvolvido pela ECC PT1 e que culminou com a aprovação do relatório ECC 266 sobre machine-to-machine (M2M) debruçando-se sobre várias faixas do espectro (incluindo os 900/1800 MHz). A proposta de relatório CEPT preparada pelo grupo será submetida à próxima reunião do ECC para consulta pública.

De relevar finalmente que os trabalhos de preparação para a Conferência Mundial das Radiocomunicações de 2019 (WRC-19) continuam em desenvolvimento visando-se a identificação de faixas de frequências para o desenvolvimento futuro do IMT. A posição preliminar da CEPT mantém-se focada nas faixas 24,25-27,5 GHz, 31,8-33,4 GHz e 40,5-43,5 GHz, sendo que se considera que a faixa prioritária para a CEPT é a faixa24,25-27,5 GHz. A faixa 66-71 GHz também é considerada pela CEPT para 5G.

Notas
nt_title
 
1 A ECC PT1 é a responsável por todos os assuntos sobre o IMT, tendo por missão, entre outros aspectos, desenvolver medidas de harmonização para as faixas identificadas para o sistema IMT, incluindo as respetivas canalizações e condições técnicas, efetuar estudos de partilha/compatibilidade e coordenar as posições europeias no seio do Sector das Radiocomunicações da União Internacional das Telecomunicações (UIT-R). Adicionalmente, irá também liderar a preparação da posição da CEPT no âmbito das questões da Conferência Mundial das Radiocomunicações de 2019 (WRC-19) - item 1.13 - relativas ao espectro adicional para sistemas móveis/IMT (sistemas 5G).