Índice Nacional de Satisfação do Cliente 2017


Foram divulgados, a 13 de dezembro de 2017, os resultados da edição de 2017 do ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente relativo ao sector das comunicações. O estudo abrange nomeadamente os serviços postais, o serviço telefónico fixo (STF), o serviço telefónico móvel (STM), a televisão por subscrição (STVS) e a Internet fixa e móvel.

Os clientes do STM são os que detêm o índice de satisfação global mais elevado (7,49 pontos), seguindo-se o STF (7,34 pontos), o STVS (7,29 pontos), a Internet fixa (7,14 pontos) e, por fim, a Internet móvel (7,05 pontos).

O STM foi também um dos serviços que registaram maior taxa de reclamações com 21,8%, destacando-se ainda o STVS com 22,7% e a Internet fixa também com 25,9%.

O projeto ECSI é um sistema de medida, pela via da satisfação do cliente, da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, desenvolvido desde 1999 por uma equipa constituída pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), o Instituto Português da Qualidade (IPQ) e NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa.


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