ANACOM e Associação Nacional de Municípios organizam sessões para esclarecer sobre iniciativa WiFi4EU nos dias 1 e 2 de fevereiro


A ANACOM e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) vão coorganizar 3 sessões de esclarecimento sobre a iniciativa WiFi4EU, um programa da Comissão Europeia que visa promover a ligação à Internet em comunidades locais, através da atribuição de um apoio financeiro da União Europeia no quadro do Mecanismo Interligar a Europa (Connecting Europe Facility - CEF).

A primeira sessão será na próxima 5ª feira, dia 1 de fevereiro, em Guimarães, no Auditório da Fraterna, às 9h 30m; seguindo-se no mesmo dia, mas às 15h, uma sessão em Coimbra, no auditório da sede da ANMP. No dia 2 de fevereiro, sexta-feira, às 9h 30m, realiza-se uma sessão em Évora, no salão nobre da câmara municipal.

As sessões são abertas à participação das câmaras municipais, que são as destinatárias desta iniciativa numa 1ª fase. Os interessados deverão consultar a informação disponível no sítio da ANMP na Internet (www.anmp.pt Link externo.http://www.anmp.pt/index.php) ou no sítio da ANACOM na Internet (www.anacom.pthttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=2).

A iniciativa WiFi4EU tem como objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para:

  • a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos;
  • o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.

O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi e será atribuído diretamente pela Comissão Europeia (CE) às câmaras municipais, por concurso realizado numa plataforma eletrónica e num regime de ordem de chegada das candidaturas.

Assim, todos as câmaras municipais que pretendam beneficiar deste financiamento devem proceder à inscrição na referida plataforma de registo, a disponibilizar pela CE. A data de início deste processo será determinada pela Comissão, prevendo-se que o mesmo decorra nos meses de fevereiro e março de 2018.