Participação de PME em reuniões da UIT


A União Internacional das Telecomunicações (UIT) aprovou em 2017 uma decisão no sentido de possibilitar a participação de pequenas e médias empresas (PME), mesmo que não sejam membros dos Sectores que a integram, em alguns grupos de estudos que tratam questões de desenvolvimento e de normalização. O projeto piloto decorre até à próxima Conferência de Plenipotenciários, órgão máximo da UIT, que terá lugar no Dubai (Emirados Árabes Unidos), de 29 de outubro a 16 de novembro de 2018.

Esta medida surge no âmbito de uma prática já distintiva da UIT, face a outras agências das Nações Unidas, de permitir a participação nos seus trabalhos a uma variedade de entidades, além dos Estados Membros, bem como de fomentar a promoção, nos últimos anos, de uma maior abertura dos trabalhos da União a diversas entidades e comunidades que tradicionalmente não estavam envolvidas nas suas atividades.

As primeiras reuniões abertas à participação de PME nacionais são as dos grupos de estudos do Sector do Desenvolvimento das Telecomunicações (UIT-D) - study group 1, sobre "Enabling environment for the development of telecommunications/ICTs", e study group 2, sobre "ICT services and applications for the promotion of sustainable development" - que terão lugar em Genebra (Suíça), de 30 de abril a 11 de maio de 2018.

A ANACOM, que assegura a representação de Portugal na UIT, considera que esta poderá ser uma oportunidade relevante para as PME nacionais participarem nas atividades desta organização internacional, permitindo a divulgação dos seus produtos e serviços de comunicações inovadores, a troca de ideias e boas práticas, bem como influenciar o desenvolvimento das comunicações mundiais e a exploração de novas oportunidades de negócio. Como tal, a ANACOM convida as empresas nacionais potencialmente habilitadas e interessadas em tirar partido desta iniciativa da UIT a contactarem-na pelo endereço eletrónico itu.affairs@anacom.ptmailto:itu.affairs@anacom.pt.


Mais informação: