ANACOM junta mais de 20 entidades para debater medidas de proteção das redes de comunicações em caso de incêndios


A ANACOM realizou ontem o workshop ”Os incêndios florestais e as infraestruturas de comunicações“. Esta iniciativa faz parte do programa de trabalho do grupo de trabalho dos incêndios criado pela ANACOM para identificar e implementar um conjunto de medidas que promovam a resiliência das redes em situação de incêndios florestais.

O workshop dividiu-se em 5 painéis nos quais foram feitas apresentações por Domingos Xavier Viegas, Professor da Universidade de Coimbra; Carlos Salema, do Instituto de Telecomunicações; Paulo Moniz, Presidente da ACIST; Rui Ribeiro, da Infraestruturas de Portugal; Vitor Cabral; da EDP; Gabriel Pestana, do Instituto Superior Técnico; Carlos Carrapiço, da Telcabo; Ricardo Salgado, da DS Telecom; e Judite Reis, da Nos.

Cada um dos painéis foi moderado por um membro do Conselho de Administração da ANACOM.

Ao longo dos vários painéis foram formuladas diversas propostas sobre a forma como se poderão minimizar os impactos dos incêndios nas infraestruturas de comunicações, de modo a que se possa assegurar a disponibilização dos serviços.

No workshop estiveram presentes mais de 50 participantes em representação de diversas entidades, além da ANACOM que o promoveu e organizou. Participaram neste evento a ACIST, a ANAFRE, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Apritel, a Direção Geral de Energia e Geologia, a EDP, a ERSE, a Fibroglobal, a Infraestruturas de Portugal, o Instituto de Telecomunicações, o Instituto Superior Técnico, a MEO, a NOS, a Vodafone, a NOWO, a REN, a Telcabo e a Universidade de Coimbra. Os trabalhos foram encerrados pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d'Oliveira Martins.

As diversas sugestões apresentadas serão agora debatidas na próxima reunião do grupo de trabalho, que se realiza na sexta-feira, dia 16 de março. 

Workshop ''Os incêndios florestais e as infraestruturas de comunicações'', Lisboa, 13.03.2018