Câmaras municipais podem submeter ao meio dia de amanhã as candidaturas ao Wifi4EU

As câmaras municipais poderão submeter amanhã, terça-feira, às 12 horas, a sua candidatura no âmbito da iniciativa Wifi4EU, desde que já tenham feito o registo no portal, bastando para tal “clicar” no botão que nele será disponibilizado para o efeito.

Uma vez que os pedidos serão considerados por ordem de entrada (com base no princípio “primeiro a chegar, primeiro servido”, ou “first come, first served”), é conveniente que os candidatos submetam as suas candidaturas às 12h00 (de Portugal Continental) em ponto.

Esta primeira fase tem como destinatários as câmaras municipais, estando, até ao momento, registados 264 municípios portugueses.

A iniciativa WiFi4EU é um programa da Comissão Europeia, que tem como objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para:

  • a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos;
  • o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.

O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi e será atribuído diretamente pela Comissão Europeia (CE) às câmaras municipais.