Participação da ANACOM no Festival Eurovisão da Canção 2018


ANACOM esteve presente no Festival Eurovisão da Canção 2018, a monitorizar, continuamente, o espectro radioelétrico, de modo a garantir as condições necessárias às complexas operações inerentes, não só ao dispositivo de segurança montado, como também à produção televisiva do evento. Foi, por isso, fundamental assegurar o bom funcionamento das centenas de estações de radiocomunicações utilizadas na realização de um evento desta dimensão, sem que tenham sido registadas quaisquer interferências.

A utilização intensiva e generalizada de sistemas sem fios obrigou a ANACOM a preparar, em colaboração com a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e com a Eurovisão, uma vasta operação de monitorização e controlo do espectro, que obrigou à mobilização de muitos meios técnicos e humanos. Foram registadas e licenciadas 133 frequências para equipamentos de monitorização auricular e microfones emissores, 66 frequências para redes privativas do serviço móvel terrestre e 12 frequências para câmaras sem fios e outras ligações de vídeo. Foram ainda licenciadas 3 estações terrenas de recolha de notícias (via satélite).

A ANACOM teve em funcionamento na Altice Arena, em permanência, uma estação fixa de monitorização, que registava todas as utilizações de espectro, permitindo acompanhar remotamente tudo o que se estava a passar no local. Esta análise foi complementada por os recursos disponibilizados por uma estação móvel de monitorização instalada no exterior. Foi também disponibilizada uma viatura técnica destinada à localização rápida de eventuais fontes interferentes que pudessem aparecer.

No decorrer dos espetáculos foi monitorizada a utilização, em simultâneo, de mais de 200 frequências, o que atesta o elevado número de meios rádio envolvidos e o nível de exigência do trabalho desenvolvido pelas equipas que acompanharam o evento.

Atividade espectral monitorizada durante o festival.https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1435638