Workshop ''O futuro da interligação Continente-Açores-Madeira por cabo submarino''


Tem lugar a 20 de junho de 2018, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, o workshop “O futuro da interligação Continente-Açores-Madeira por cabo submarino”, organizado pela ANACOM. Pretende-se debater o futuro desta interligação, tomando como base a situação existente e a experiência neste domínio.

As atuais interligações em fibra ótica entre as Regiões Autónomas e o Continente (ramos domésticos dos cabos submarinos internacionais ATLANTIS-2 e COLUMBUS-3) chegarão ao fim da sua vida útil dentro de 6 a 7 anos, o que requer que, entretanto, entrem em operação soluções alternativas para o cabo submarino, que substituam as existentes.

A ANACOM considera prioritária a análise desta matéria, dada a sua criticidade em termos de coesão territorial, competitividade externa e desenvolvimento das comunicações eletrónicas no país. Daí que tenha decidido organizar este workshop, aberto à participação das entidades públicas e privadas convidadas, identificadas como relevantes para a definição de uma estratégia nacional em termos da futura interligação Continente, Açores e Madeira, via cabo submarino.

A abertura dos trabalhos será assegurada pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins.


Consulte: