79.ª reunião do WG SE - abril 2018


Teve lugar de 23 a 27 de abril de 2018, a 79.ª reunião do WG SE do ECC, em Londres (Reino Unido), que contou com a presença de cerca de 49 participantes, incluindo o observador do ECO bem como representantes da indústria e/ou operadores: 450connect GmbH, ASECAP, APWPT E.V., Apple UK Limited, ANITEC, ASP, Bolt&Yurdal Consulting ApS, Broadcast Networks Europe, DFS, Energistyrelsen, ERICSSON, EUROCONTROL, FMV Swedish Defence Material Administration, FBConsulting Sarl/C2C-CC, Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), JSC Russian Space Systems (ROSCOSMOS), NARFA POLAND, OneWeb, Ring Advocacy, Robert Bosch GmbH, Telia Company, Wi-Fi Alliance.

Foram preliminarmente adotados os seguintes documentos, posteriormente enviados para consulta:

  • Draft ECC Report 282 "on Point to Point Radio Links in the Frequency ranges 92-114.25 GHz and 130-174.8 GHz" (banda D e W).
  • Draft ECC Report 283 "on Compatibility and sharing studies related to the introduction of broadband and narrowband systems in the bands 410-430 MHz and 450-470 MHz".
  • Draft ECC Report 284 "on Person detection application in 446-457.1 kHz".
  • ECC/REC/(18)02 "Radio frequency channel/block arrangements for Fixed Service systems operating in the bands 92-94 GHz, 94.1 100 GHz, 102 109.5 GHz and 111.8 114.25 GHz" (banda W).
  • Draft Revision of ECC Recommendation (14)01 "Radio frequency channel arrangements for fixed service systems operating in the band 92-95 GHz."

Foram aprovados para publicação os seguintes documentos, após a fase de consulta pública:

  • ECC Report 276 “on Thresholds for the coordination of CDMA and LTE broadband systems in the 400 MHz band”.
  • ECC Report 173 “Fixed Service in Europe, Current use and future trends post 2016”.
  • Recomendação ECC/REC/(18)01 “on Radio frequency channel/block arrangements for Fixed Service systems operating in the bands 130–134 GHz, 141–148.5 GHz, 151.5–164 GHz and 167–174.8 GHz”.
  • Draft ECC Report 277 “on the use of SRD applications in cars in the 5725-5875 MHz band”.
  • Draft ECC Report 278 “on Specific UWB applications in the bands 3.4-4.8 GHz and 6.0-8.5 GHz: Location tracking and sensor applications (LTA) for vehicular access systems”.

Em relação aos trabalhos da Equipa de Projeto 7 (PT SE7) - responsável por assuntos do serviço móvel exceto telecomunicações móveis internacionais (IMT) - nomeadamente a introdução de tecnologia long term evolution (LTE) na faixa dos 450-470 MHz, para aplicações rádio móvel profissional /rádio móvel de acesso público (PMR/PAMR), os trabalhos foram finalizados cujo relatório foi enviado para consulta.

A SE7 encontra-se a analisar a possibilidade de introduzir microfones emissores de baixa potência na faixa de frequências 960-1164 MHz, tendo em conta a proteção dos sistemas de radionavegação aeronáutica, em colaboração com A ICAO e EUROCONTROL.

A SE7 foi mandatada para efetuar estudos de modo a analisar a possibilidade de se introduzir aplicações Railway Mobile Radio (RMR) nos 900 MHz (no espectro designado para GSM railway (GSM-R) e a introdução de Future Railway Mobile Communication System (FRMCS) na faixa dos 1900 1920 MHz.

Em relação aos trabalhos da Equipa de Projeto 19 (PT SE19) – responsável por assuntos do serviço fixo – de realçar a aprovação da Recomendação ECC/REC/(18)01 (banda-D). Nesta reunião do WG SE foram aprovados os seguintes documentos para consulta pública:

  • Recomendação ECC/REC/(18)02 (banda W).
  • Revisão da Recomendação ECC/REC/(14)01 “Radio frequency channel arrangements for fixed service systems operating in the band 92-95 GHz
  • Draft do ECC Report 282 “on Point to Point Radio Links in zhe Frequency ranges 92-114.25 GHz and 130-174.8 GHz” (que cobre ambas as bandas W e D).

Em relação aos trabalhos da Equipa de Projeto 24 (PT SE24) – responsável por assuntos relacionados com equipamentos de curto alcance – salienta-se:

  • A aprovação do relatório ECC Report 277, sobre a utilização de equipamentos de pequena potência e curto alcance (SRD) em veículos nos 5725-5875 MHz.
  • A análise da extensão da faixa (de 5875-5905 MHz para 5875-5925 MHz) para aplicações de segurança dos sistemas inteligentes para transportes (ITS), incluindo várias tecnologias ferroviárias Urban Rail (CBTC), ETSI ITS-G5 e LTE-V2X.
  • O mandato para analisar a introdução de tacógrafos inteligentes na faixa dos 5,8 GHz.
  • Os trabalhos para a utilização da faixa dos 450 kHz por veículos para deteção de pessoas de modo a evitar colisão. De referir que nesta faixa existem em operação aplicações para deteção de vítimas de avalanche (frequência central: 457 kHz). Os trabalhos foram finalizados e o relatório ECC Report 284 foi enviado para consulta pública. Contudo, a ICAO irá reanalisar os estudos e comentar.

Por fim, foram reportados os trabalhos da Equipa de Projeto 45 (PT SE45) – rede local via rádio (RLAN) nos 6GHz - nomeadamente o acordo entre os vários participantes na SE45 sobre os pressupostos para os estudos e alguns cenários.

A próxima reunião terá lugar entre 10 e 14 de setembro de 2018, em Espanha.