57.ª reunião do Comité Técnico 210 - maio 2018


Decorreu a 15 e 16 de maio de 2018, em Lisboa, a 57.ª reunião do Comité Técnico 210 do CENELEC (CLC/TC210), presidida por John Davies (cuja presidência foi reconduzida) e secretariada por Nyomee Hla-Shwe Tun.

Foi decidido circular a lista de normas de compatibilidade eletromagnética (CEM/EMC) em revisão, pelos comités nacionais para que as confirmem, revejam ou revoguem. Foi suportada a proposta britânica para implementação das normas da comissão eletrotécnica internacional (IEC) votadas favoravelmente como EN IEC, sem anexos ZZs e sem as submeter à Comissão Europeia.  Foi decidido que só depois, por via de emenda (A11), se contemplariam todos os outros requisitos regulatórios exigidos pela CE (Mandatos EMC e RED), com vista à sua qualificação para citação no Jornal Oficial da União Europeia.

O trabalho de revisão da família de normas de comunicações através da rede de transporte de energia elétrica (PLC) decorre conforme planeado, como por exemplo a remoção da tecnologia multiple input multiple output (MIMO) do âmbito da EN50561-1. Por forma a responder a uma preocupação do working group 11 (WG11), foi decidido inquirir formalmente o consultor HAS da CE, no sentido de confirmar que o detetor de emissões rádio previsto na EN50561-1 não implica que o PLC possa ser considerado um recetor de rádio e, portanto, não está no âmbito da diretiva dos equipamentos de radio (RED).

O relator do grupo ad-hoc do Comité Técnico de Wireless Power Transfer do Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI-CLC WPT) apresentou o trabalho desenvolvido (documento TC210/Sec/1044/REP). Foi chamada a atenção para a necessidade dos WPT terem de recorrer a radiocomunicação/radiodeterminação, quer para dar início ao ciclo de carga quer para o terminar. Está em preparação um levantamento do quadro regulatório dos WPT na União Europeia (UE), quer do ponto de vista da diretiva EMC quer da RED. Foi salientada a necessidade de suportar os estudos de compatibilidade/coexistência e interferências a decorrer na CEPT SE24 e UIT-R que servirão de base às futuras decisões regulatórias do Comité de Avaliação de Conformidade e Acompanhamento do Mercado de Equipamentos Terminais de Telecomunicações e de Equipamentos de Rádio (TCAM) relativas aos WPT. Foi salientado também que a conformidade com uma norma não confere autorização para utilização do espectro.

O WG14 reuniu para tratar da exigência da CE em remover os métodos estatísticos das normas (a controversa regra 80/80). A solução, para já, será implementada recorrendo aos anexos ZZs das EN a desenvolver pelo WG14. A longo prazo, é criado um new work item proposal (NWIP) para criação de uma norma europeia (EN) relativa aos métodos estatísticos. Foi decidido lavrar em ata a relutância do TC210 em implementar a exigência da CE, removendo das normas de CEM a regra 80/80.

Foi decidido formar um grupo ad-hoc para tratar das objeções que a CE levantou em relação aos atuais critérios de desempenho das normas de imunidade.

Foi decidido submeter ao Technical Board (CLC/BT) do CENELEC novo NWIP para desenvolvimento de emenda à EN55035:2017, atualmente a única norma de CEM harmonizada no âmbito da RED. Caso consiga aprovação, será oferecida também ao Comité International Spécial des Perturbations Radioélectriques (CISPR).

A próxima reunião será em Bruxelas, a 6 e 7 de dezembro de 2018.