ANACOM na ilha das Flores para verificar situação das comunicações


O Presidente do Conselho de Administração da ANACOM, João Cadete de Matos, esteve esta segunda e terça feira nos Açores, na ilha das Flores, tendo abordado com autarcas os problemas que afetam aquela ilha em matéria de comunicações. Em reunião com o Presidente da Câmara de Santa Cruz das Flores, José Carlos Pimentel Mendes, este responsável apontou a falta de cobertura de rede móvel e Internet como o principal problema, tendo ainda referido os extravios de correio, preocupações que são partilhadas pela autarquia de Lajes das Flores.

ANACOM na ilha das Flores para verificar situação das comunicações.

Da esquerda para a direita: Ilda Matos, Assessora de Imprensa da ANACOM; João Cadete de Matos, Presidente do Conselho de Administração da ANACOM; José Carlos Pimentel Mendes, Presidente da Câmara de Santa Cruz das Flores; Luis Anselmo, Chefe da Delegação da ANACOM dos Açores

O Presidente da ANACOM referiu a importância de as regiões remotas do país, como é o caso da ilha das Flores, disporem de bons serviços de telecomunicações e correios. Defendeu também a substituição atempada dos cabos submarinos que servem as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e a partilha de infraestruturas, como duas das soluções que podem dar resposta às preocupações manifestadas.

Na reunião com a Câmara de Santa Cruz das Flores, o Presidente da ANACOM alertou ainda para o facto de os cabos submarinos poderem dar um importante contributo para a deteção de sismos e tsunamis, bem como para a realização de estudos oceanográficos. Também a partilha de infraestruturas (designadamente o roaming nacional) foi apontada como uma forma de dar resposta à ausência de cobertura de rede móvel e Internet que afeta várias localidades da ilha das Flores.

O Presidente da ANACOM participou ainda nas X Jornadas Ibero-Atlânticas de Estatística Regional, subordinadas ao tema “Estatísticas do Turismo”, que decorreram em Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores, a 22 e 23 de outubro, respetivamente.


Consulte:

Mais informação: