5.ª reunião do Mobile EWG - novembro 2018


A 5.ª reunião do Grupo de Trabalho de Peritos Mobile (Mobile EWG) do BEREC decorreu em Bruxelas (Bélgica), a 20 de novembro de 2018.

No plano de trabalhos do BEREC para 2018, no âmbito da prioridade estratégica 3 enabling 5G and promoting innovation in network technologies, o BEREC definiu quatro projetos:

  • Best practices report on spectrum authorization and award procedures with a view to considering their suitability to 5G;
  • Report and Common position on infrastructure sharing;
  • Best practices report on coverage obligations with a view to considering their suitability to 5G;
  • Common position on monitoring mobile coverage.

O Mobile EWG é o grupo de trabalho responsável pelos quatro projetos acima referidos.

De forma a preparar os trabalhos a desenvolver em 2019, no que concerne as redes móveis, o grupo discutiu um questionário ainda interno sobre Very High Capacity Networks (VHCN), em particular os tópicos sobre a qualidade de serviço exequível pelos utilizadores de uma rede móvel com estações de base ligadas por fibra. O objetivo do item de trabalho é definir os critérios que permitam identificar uma rede como sendo VHCN.

O relatório sobre autorização de espectro e procedimentos de atribuição assim como sobre coberturas, antigas e com vista ao futuro, nomeadamente o 5G (resultante da Contact Network 4 - CN4), foi considerado de forma breve nesta reunião. De notar que o relatório deverá ser aprovado na plenária de dezembro de 2018, não havendo necessidade de proceder a consulta pública.

A versão da posição comum sobre partilha de infraestruturas, resultante da CN4, foi brevemente discutida nesta reunião e deverá ser aprovada para consulta pública na plenária que irá decorrer em dezembro de 2018.

A posição comum sobre a monitorização da cobertura móvel tem vindo a evoluir num sentido diferente do inicialmente previsto, denominando-se agora por Common Position on information to consumers on mobile coverage. O documento foi discutido de forma breve e ainda será revisto de forma a poder ser aprovado pela plenária de 4 em dezembro de 2018.

A Irlanda efetuou uma apresentação, sobre a experiência do utilizador móvel na Irlanda, com base em dois estudos que efetuaram sobre: