ANACOM e UEFA já estão a preparar a final da UEFA Nations League


A ANACOM já está a trabalhar com a UEFA na preparação da final da UEFA Nations League que se vai realizar no Porto e em Guimarães, entre 5 e 9 de junho.

Christian Hirschmuller (3º a contar da esq.) foi o representante da UEFA na reunião com a equipa da ANACOM.

Christian Hirschmuller (3.º a contar da esquerda) foi o representante da UEFA na reunião com a equipa da ANACOM

No início de fevereiro a UEFA reuniu com a ANACOM em Lisboa, para começar a preparar os pedidos de licenças necessárias à utilização de frequências, imprescindíveis para a realização do evento e para a sua transmissão televisiva para diversos países.

Além deste apoio na fase inicial do processo, a ANACOM estará depois no terreno a fazer monitorização do espectro radioelétrico, para garantir que as redes e estações de radiocomunicações operam sem interferências prejudiciais à realização do evento. Assegurar a ausência de interferências é fundamental para o sucesso deste evento de dimensão internacional no qual existe uma elevada concentração de “meios rádio”, nomeadamente dezenas de microfones sem fios e de auxiliares de monitorização auditiva (in-ears), emissores-recetores (walkie-talkies) para coordenação e gestão de operações, câmaras de vídeo sem fios, bem como as comunicações por satélite, de modo a que a transmissão do evento possa chegar aos vários países. Em qualquer destas situações é fundamental assegurar a correta utilização do espectro, sem constrangimentos e interferências, para que tudo possa funcionar nas melhores condições.