ANACOM participa na 2.ª edição do ExNCS19


A 3 e 4 de abril de 2019, a ANACOM vai participar na 2.ª edição do Exercício de Cibersegurança (ExNCS19), promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança.

Este ano o cenário é o da realização de eleições e o exercício - planeado de acordo com a norma ISO/DIS 22398 (Societal Security - Guidelines for Exercises) - conta com o apoio da Agência da União Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA) e da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

O ExNCS19 pretende exercitar o processo de decisão de forma a garantir a resposta coordenada dentro de cada entidade, bem como testar mecanismos de cooperação entre entidades e planos de contingência a nível nacional.

Mais concretamente, haverá oportunidade para utilizar o procedimento de reporte de incidentes que, embora implementado desde junho de 2014, foi agora integrado no Regulamento de Segurança das Redes e Serviços de Comunicações Eletrónicas - Regulamento n.º 303/2019, de 1 de abrilhttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1469920. Este regulamento entra em vigor a 2 de abril, prevendo que as diversas obrigações sejam implementadas de modo faseado.

Sendo as comunicações tidas como fundamentais para a garantia da cooperação quer dentro de cada entidade, quer entre entidades, não poderia o sector deixar de participar ativamente. A ANACOM espera vir a contribuir positivamente e a criar valor junto dos participantes neste exercício, sejam eles entidades públicas ou privadas.