Número de utilizadores do SIIA aumenta 17%


O SIIA - Sistema de Informação de Infraestruturas Aptas tinha no final de março de 2019 um total de 1067 utilizadores, número que compara com 910 em março de 2018, o que se traduz num aumento de 17% do número de utilizadores. No mesmo período, o número de entidades registadas no SIIA ascendia a 417 entidades, mais 8,8% do que em igual período de 2018. No total, existiam mais de sete milhões de objetos cadastrados, mais 3% do que no período homólogo. No mesmo período constavam do sistema 119 anúncios, face a 66 no período homólogo.

O SIIA tem desde 8 de abril dois novos objetos cadastrais, os mastros e as entradas de edifício. O SIIA é uma plataforma web, criada pela ANACOM, que dá informação georreferenciada sobre as infraestruturas aptas ao alojamento de redes de comunicações eletrónicas nele cadastradas. Todas as entidades registadas podem aceder à informação sobre as infraestruturas existentes no sistema, a sua disponibilidade para serem usadas ou partilhadas, quem são os seus gestores ou detentores, e as regras para a sua utilização.

Conheça o SIIA - Sistema de Informação de Infraestruturas Aptashttps://www.youtube.com/embed/4rRzV8AjKhw?rel=0&autoplay=1

Nesta medida, proporciona o encontro entre quem precisa de instalar redes de telecomunicações e os detentores de infraestruturas com capacidade para as alojar. Esta partilha de infraestruturas permite baixar custos e tornar mais rápida a implantação das redes, contribuindo para o desenvolvimento do País.

O SIIA é ainda um importante instrumento de planeamento, uma vez que são divulgados os anúncios de ampliações ou novas construções, possibilitando aos agentes do sector planear as suas intervenções para esses momentos.