8.ª reunião da CPG PTD - março 2019


Decorreu de 25 a 29 de março de 2019, em Tallinn (Estónia), a 8.ª reunião da Equipa de Projeto D (PTD) do CPG da CEPT. Esta reunião contou com a presença de cerca de 65 participantes, incluindo o observador do Gabinete Europeu de Comunicações (ECO), bem como representantes da indústria e/ou operadores [Apple GmbH; Apple UK Limited; ARRIS Group, Inc; Bolt&Yurdal Consulting ApS; Broadcom Ltd; Continental; Cisco Systems; DARC; ECO; Geyser-Telecom Ltd.(RUS); IARU Region 1; International Union of Railways; UIT/BR; Meteo France; Ministery of Defense from Netherlands; Ministry of Economic Affairs and Climate from Netherlands; MOD; NRRL; Pole Star; Radio Society of Great Britain (RSGB) e NOKIA].

Em relação ao ponto da agenda 1.1 (Amador), a CPG PTD recebeu vários contributos, resultando em alterações à CEPT Brief, nomeadamente:

  • apoio da CEPT à atribuição, até 2 MHz, na faixa de frequências 50-52 MHz para o serviço de amador na Região 1, não tendo sido conseguido consenso quanto ao estatuto (primário ou secundário);
  • discussão de duas propostas relativas à proposta comum europeia (ECP): (i) atribuição de 2 MHz, 50-52 MHz, a título secundário; e (ii) atribuição de 2 MHz, 50-52 MHz: 50-50,5 MHz a título primário (protegendo o serviço de radiodifusão, móvel e radares de perfil de vento) e 50,5-52 MHz a título secundário.

Em relação ao ponto da agenda 1.11 (tracksides), a CPG PTD recebeu vários contributos, não resultando alterações à CEPT Brief.

Em relação ao ponto da agenda 1.12 (sistemas de transporte inteligentes - ITS), apenas a CEPT Brief foi editorialmente atualizada, uma vez que a ECP foi já aprovada na reunião passada da CPG.

Em relação ao ponto da agenda 1.16 [rede local via rádio (RLAN) nos 5 GHz]:

  • as ECP para as faixas 5250-5350 MHz; 5350-5470 MHz e 5850-5925 MHz foram aprovadas na reunião passada da CPG.
  • quanto à faixa dos 5 150-5 250 MHz: com reservas da Rússia, a PTD finalizou a ECP, onde é proposto que sistemas de apoio sem fios (WAS)/RLAN continuem a operar em ambiente indoor, e atendendo aos resultados de estudos elaborados, possam ser utilizadas em veículos, comboios e aeronaves, mas com potência limitada. As administrações deverão tomar medidas para proteger os serviços incumbentes, se as WAS/RLAN operarem em ambiente outdoor.
  • faixa dos 5725-5850 MHz: não tendo sido apresentados novos estudos e/ou técnicas de mitigação para proteção do serviço fixo por satélite (FSS), radionavegação, sistemas telemáticos de transportes rodoviários (RTTT) e aplicações industriais, científicas e médicas (ISM), a PTD focou-se na discussão da ECP, que resultou na elaboração de uma nova proposta de ECP, de modo a incluir uma nota de rodapé com os países que irão identificar o espectro para o serviço móvel primário, exceto aeronáutico, sendo autorizadas operações das WAS/RLAN nos termos da Recomendação ITU R M.1450.

A próxima reunião irá decorrer de 25 a 28 de junho de 2019, na Suíça.