Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade de 2019


A Comissão Europeia (CE) publicou, a 11 de junho de 2019, o relatório “Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade” (IDES) de 2019, que monitoriza o desempenho digital global da Europa e acompanha o progresso dos países da União Europeia (UE) relativamente à sua competitividade digital. 

Nesta edição do IDES, os capítulos temáticos apresentam uma análise a nível europeu da conectividade em banda larga, das competências digitais, da utilização da Internet, da digitalização das empresas, dos serviços públicos digitais, do sector das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e das suas despesas de investigação e desenvolvimento (I&D), bem como da utilização pelos Estados-Membros (EM) dos fundos Horizonte 2020.

Portugal posiciona-se globalmente em 19.º lugar entre os 28 EM da UE. Em comparação com a edição anterior do IDES, o país registou uma pontuação ligeiramente superior.

Especificamente no que respeita à dimensão “conectividade”, o relatório analisa o desenvolvimento da infraestrutura de banda larga fixa e móvel e a sua qualidade, dimensão na qual Portugal ocupa o 18.º lugar. O país dispõe de uma boa cobertura de banda larga ultrarrápida (76% dos agregados familiares em comparação com a média da UE de 60%) e de adesão (50% em comparação com a média da UE de 20%). A taxa de utilização de banda larga móvel continua a registar atraso em relação à média da UE (70 assinaturas por cada 100 pessoas comparativamente com a média da UE de 96 assinaturas por cada 100 pessoas). Em relação à cobertura móvel 4G, Portugal está dois pontos percentuais acima da média da UE com 96%. Os preços das comunicações móveis em banda larga para telemóveis desceram no último ano (de 29,8 para 25,7 euros) mas mantêm-se acima da média da UE (22,3 euros). 

Quanto às dimensões “capital humano” (que avalia as aptidões básicas e avançadas e a utilização de Internet) e “utilização de serviços Internet”, Portugal ocupa a 23.ª posição.

Portugal destaca-se, no entanto, no âmbito das dimensões “integração das tecnologias digitais” e “serviços públicos digitais”, ocupando o 11.º e 9.º lugares respetivamente. Neste contexto, são destacados os progressos do país no que diz respeitos à utilização de serviços de computação por parte das empresas e o aumento do número de empresas que fazem vendas online. Em relação aos serviços digitais, o nível de interação online dos utilizadores da Internet com as autoridades públicas aumentou significativamente face a 2017 (de 58% para 70%). Quanto à prestação integral de serviços em linha, Portugal está muito acima da média da UE, com 99 pontos face aos 87 pontos da média da UE.

The Digital Economy and Society Index (DESI) 2019


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