Acessos do serviço telefónico fixo crescem 1,5%


O parque de acessos telefónicos principais atingiu quase 5,1 milhões de acessos no final do primeiro semestre de 2019 (1S19), mais 1,5% do que no semestre homólogo. O crescimento verificado (+76 mil acessos equivalentes), deveu-se sobretudo ao aumento dos acessos VoIP/VoB (+356 mil acessos), nos quais se incluem os acessos suportados em redes de fibra ótica e TV por cabo. Os acessos suportados em redes alternativas à rede tradicional (acessos analógicos e RDIS) representavam 74% dos acessos telefónicos principais.

Quanto ao tráfego, o volume de minutos originado na rede fixa manteve a tendência de queda (desde o início de 2013), tendo diminuído 16,2% em relação ao primeiro semestre de 2018. A descida do tráfego está associada ao aumento da penetração dos pacotes quadruple/quintuple play (4P/5P), que incluem serviços móveis com chamadas gratuitas para todas as redes e, ainda, à crescente penetração de serviços over-the-top (OTT).

No semestre em análise, a taxa de penetração dos acessos telefónicos principais atingiu 49,3 acessos por 100 habitantes, com os acessos instalados a pedido de clientes residenciais a ascenderem a 89,1 por 100 famílias clássicas.

Relativamente às modalidades de acesso, o número de clientes do serviço telefónico fixo de acesso direto foi de cerca de 4,1 milhões no final do 1S19, valor 2,2% superior ao registado no semestre homólogo. O crescimento registado esteve associado à crescente popularidade das ofertas em pacote que integram telefonia fixa.

Em média, por mês, foram consumidos 70 minutos por acesso, dos quais, 49 minutos em chamadas fixo-fixo, 8 minutos em chamadas fixo-móvel e 4 minutos em chamadas internacionais.

No final do 1S19, a MEO foi responsável por 42,3% dos clientes. A quota do Grupo NOS foi de 36,2% e a Vodafone foi o prestador com a terceira maior quota de clientes de acesso direto (17,6%). Face ao semestre homólogo, as quotas de clientes de acesso direto da MEO e da NOS diminuíram 0,1 e 0,8 pontos percentuais, respetivamente, tendo a quota da Vodafone aumentado 1,1 pontos percentuais.

Infografia do serviço telefónico fixo (1S2019):

Resumo gráfico: serviço telefónico fixo - 1.º semestre de 20198.


Consulte o relatório estatístico: