TV por subscrição alcança cerca de 4 milhões de subscritores


A penetração do serviço de distribuição de sinal de TV por subscrição atingiu 86 assinantes por cada 100 famílias clássicas no final do primeiro semestre de 2019 (1S19), mais 1,7 pontos percentuais (p.p.) do que no primeiro semestre de 2018. No final do semestre em análise, existiam cerca de 4 milhões de assinantes do serviço de TV por subscrição, mais 132 mil (+3,4%) do que no mesmo período de 2018.

O crescimento do serviço de TV por subscrição deveu-se às ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH), que registaram mais 298 mil assinantes em relação ao primeiro semestre de 2018, refletindo um crescimento de 20,2%, para cerca de 1,8 milhões de clientes.

Neste semestre, a FTTH continuou a ser a principal forma de acesso a este serviço (44,4% do total de assinantes), seguida da televisão por cabo (33,2%), da tecnologia Direct To Home - DTH (12%) e do ADSL (10,4%).

Analisando a estrutura da oferta, verifica-se que o Grupo NOS detinha a quota de assinantes mais elevada (40,5%), seguindo-se a MEO, a Vodafone e a NOWO com quotas de 39,6%, 15,8% e 4%, respetivamente. A MEO e a Vodafone foram os prestadores que, em termos líquidos, mais assinantes captaram face ao primeiro semestre de 2018, tendo as suas quotas aumentado 0,7 e 1,1 pontos percentuais, respetivamente. Por outro lado, diminuíram as quotas do grupo NOS (-1,4 p.p.) e da NOWO (-0,4 p.p.).

Infografia do serviço de televisão por subscrição (1S2019):

Resumo gráfico: Serviço de distribuição de sinais de televisão por subscrição - 1.º semestre de 2019


Consulte o relatório estatístico: