Em 2018, do total de encomendas cursadas nas redes postais dos principais prestadores do serviço de encomendas em Portugal, 68% foram encomendas nacionais, cerca de 20,6% tiveram origem noutros países (encomendas internacionais recebidas) e 11,5% foram encomendas internacionais de saída. No total, 32% das encomendas são internacionais.
Por outro lado, 42,9% do volume de negócios dos serviços de encomendas dos principais prestadores em Portugal foi gerado pelas encomendas nacionais, 21,9% proveio das encomendas internacionais recebidas e 35,2% resultou das encomendas internacionais de saída, ou seja, as encomendas internacionais representavam 57,1% do volume de negócios deste serviço.
Cerca de 94% das encomendas internacionais recebidas em Portugal e 88% das encomendas internacionais de saída tiveram como origem ou destino países do Espaço Económico Europeu (EEE). O EEE foi origem ou destino de 91,8% das encomendas internacionais e de 29,4% do total de tráfego.
No que respeita ao volume de negócios deste serviço, 83,9% do tráfego internacional de entrada (encomendas internacionais recebidas), e 73,7% do tráfego internacional de saída proveio de encomendas recebidas de ou enviadas para os países do EEE. No total, o EEE representa 77,6% do volume de negócios das encomendas internacionais e 44,3% do volume de negócios total deste serviço.
O volume de negócios médio por objeto foi de 5,44 euros. A receita unitária das encomendas nacionais foi a mais reduzida (3,43 euros), seguindo-se a receita unitária das encomendas internacionais recebidas (5,78 euros) e das encomendas internacionais de saída (16,72 euros). A receita unitária do tráfego extra-EEE foi 3 e 2,6 vezes superior à receita do tráfego proveniente de ou com destino ao EEE, respetivamente. A receita unitária das encomendas internacionais recebidas do EEE foi cerca de 1,5 vezes superior à receita unitária das encomendas nacionais.
Relativamente aos recursos humanos associados à prestação de serviços de entregas de encomendas, entre os trabalhadores associados (não exclusivamente), o número de trabalhadores a tempo inteiro representava 89,2% do total, enquanto os trabalhadores a tempo parcial e temporário representavam 2,5% e 8,3%, respetivamente.
Em 2018, 9 prestadores de serviços de entrega de encomendas subcontrataram 516 empresas. A maior parte das empresas subcontratadas esteve envolvida na distribuição (82,6%) e no transporte de encomendas (23,3%).
Consulte o relatório estatístico:
- Serviços transfronteiriços de entrega de encomendas 2018 https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1480258