UPU debate revisão do sistema de encargos terminais para envios ''formato E''


Os países membros da União Postal Universal (UPU) decidiram convocar um terceiro Congresso extraordinário em resultado do anúncio feito pelos Estados Unidos da América (EUA), em outubro de 2018, da sua intenção de saírem da UPU, com efeitos em outubro de 2019. Pretendem os EUA que o sistema de remuneração da UPU, particularmente no que toca aos envios de cartas com formato volumoso e de pequenas encomendas, classificados como “formato E”, passe a assentar no princípio das taxas autodeclaradas.

Os crescentes fluxos de correio gerados, nos últimos anos, pelo comércio eletrónico são, sobretudo, envios de “formato E”. A eventual saída dos EUA da UPU causaria uma disrupção na rede postal global, tanto mais que aquele país é o maior gerador de tráfego postal no geral (considerando fluxos de entrada e de saída) e é um dos que mais contribuem para os trabalhos da UPU.

É neste contexto que decorre em Genebra, de 24 a 26 de setembro de 2019, o terceiro Congresso extraordinário da UPU, com vista à revisão imediata do sistema de encargos terminais para envios “formato E”, em torno de 3 opções propostas e respetivas emendas.

A delegação de Portugal será liderada Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, e pelo Embaixador Rui Macieira e integrará delegados da ANACOM, dos CTT – Correios de Portugal e da Missão Permanente de Portugal Junto das Nações Unidas e Outras Organizações Internacionais em Genebra.


Mais informação: