ANACOM celebra 30.º aniversário


Selo ANACOM 30 anosANACOM celebra hoje, 6 de novembro de 2019, o seu 30.º aniversário, data da tomada de posse do primeiro conselho de administração do então Instituto das Comunicações de Portugal (ICP), em 1989.

Para assinalar o seu aniversário, esta Autoridade organiza uma cerimónia comemorativa na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, em que terá lugar a exibição, em estreia, de um vídeo “timeline” que assinala os 30 momentos mais relevantes da história da ANACOM.

O evento integra ainda o lançamento, pelos CTT - Correios de Portugal, da emissão filatélica comemorativa deste aniversário, dedicada aos serviços postais e às telecomunicações. Os selos são uma criação de João Machado, designer gráfico português de renome.

A sessão inclui a inauguração da exposição fotográfica “Comunicar, ligar, unir”, com as imagens vencedoras do concurso nacional de fotografia organizado pela ANACOM em parceria com a VISÃO, com o objetivo de sublinhar o papel das comunicações (eletrónicas ou postais) no estreitamento das relações interpessoais e/ou com a natureza e o meio ambiente. Estarão também em exibição as imagens vencedoras do concurso de fotografia “30 anos focados nas pessoas”, dirigido a colaboradores da ANACOM.

Veja o vídeo com a cronologia dos 30 momentos mais marcantes da atividade da ANACOM (1989-2019)https://www.youtube.com/embed/lE1P3T4KwPk?rel=0&autoplay=1

No âmbito desta efeméride, a ANACOM organizou, ao longo de 2019, outras iniciativas comemorativas, nomeadamente:

  • Conferência sobre os desafios da Sociedade Digitalhttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1470931, que permitiu refletir sobre o impacto da Sociedade Digital, explorando os riscos e oportunidades associados, bem como os principais desafios que se colocam a todos, nomeadamente aos reguladores.
  • Renovação da imagem do site da ANACOMhttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1466399, cujo princípio orientador foi dotar esta plataforma de uma imagem atual e de mais funcionalidades, a pensar numa melhor comunicação com consumidores, empresas e público em geral.