Missão internacional do ERGP à China


O Presidente e os Vice-Presidentes do Grupo de Reguladores Europeus para os Serviços Postais (ERGP) realizaram, entre 9 e 13 de outubro de 2019, uma missão internacional na China.

Embora o foco principal do ERGP seja o mercado europeu, o diálogo com autoridades reguladoras de fora da União Europeia (UE) é cada vez mais relevante, dado o crescente volume de serviços postais que entram e saem da UE e a natureza global da maioria dos desenvolvimentos no sector. A legislação e a regulação do sector devem também ser vistas sob uma perspetiva mais global. O ERGP necessita de acompanhar de perto as tendências globais e os modelos de negócios em mudança no sector, para que mantenha a sua capacidade de lidar com os desafios de forma eficaz e à medida que estes surjam.

A delegação do ERGP integrou, além do Presidente da ANACOM e do ERGP (em 2019), João Cadete de Matos, os Vice-Presidentes do ERGP, Jack Hamande, também Membro Executivo do Conselho de Administração do Belgian Institute for Postal services and Telecommunications (BIPT), e Spyros Pantelis, Vice-Presidente da National Telecommunications and Post Comission (EETT), para além de colaboradores da ANACOM, do BIPT e da EETT.

No dia 9 de outubro de 2019, Dia Mundial dos Correios, decorreu o Seminário China-Europa sobre Regulação Postal, que contou com apresentações da delegação europeia, da China Post, da Alibaba e do China State Post Bureau (regulador chinês), sobre a revisão do quadro regulamentar dos serviços postais, o desenvolvimento do comércio eletrónico e do segmento cross border de encomendas e o futuro do serviço universal.

A delegação reuniu também com vários operadores postais, empresas de correio expresso e de comércio eletrónico, como a DHL China, Alibaba, JD.com, China Post Innovation Group, SF Express e YTO Express.

Entre os assuntos discutidos, destaca-se o estado atual do sector postal na China, a redefinição do conceito de serviço postal universal, o desenvolvimento exponencial das empresas de correio expresso e de comércio eletrónico, a investigação e o desenvolvimento tecnológico, com forte aposta na robotização e utilização de 5G em vários processos operacionais.

Esta missão foi fundamental para fazer uma comparação entre o estado do sector dos serviços postais na China e na Europa. Em particular, destaca-se o desenvolvimento muito expressivo do sector nos últimos 10 anos, sobretudo no segmento expresso, que tem apostado na pesquisa e desenvolvimento em tecnologias da informação e da comunicação para otimizar processos operacionais e criar soluções de entrega muito rápidas e altamente orientadas para as necessidades dos consumidores. O foco é na inovação, na eficiência e otimização dos processos. Por outro lado, as empresas estão a desenvolver intensamente tecnologias verdes e ecológicas, com grande aposta na reciclagem dos pacotes, também com uma perspetiva de redução de custos.

O desenvolvimento do comércio eletrónico tem sido muito significativo e está completamente disseminado no país. Por outro lado, as empresas chinesas, operadores postais e e-retalhistas, estão a apostar fortemente nos mercados globais, com pleno apoio do regulador. Destacam-se ainda as parcerias entre as empresas de correio expresso e as plataformas online/e-retalhistas, também numa perspetiva de otimização de processos.

João Cadete de Matos, Presidente do ERGP em 2019 e Presidente da ANACOM, durante a sua intervenção no Seminário China-Europa sobre Regulação Postal.

João Cadete de Matos, Presidente do ERGP em 2019 e Presidente da ANACOM, durante a sua intervenção no Seminário China-Europa sobre Regulação Postal.

A delegação do ERGP: Spyros Pantelis (EETT), Jack Hammande (BIPT), João Cadete de Matos (ANACOM), Christos Apostolou (EETT), Rita Filipe Silva (ANACOM) e Joost Callaert (BIPT).

Delegação do ERGP: Spyros Pantelis (EETT), Jack Hammande (BIPT), João Cadete de Matos (ANACOM), Christos Apostolou (EETT), Rita Filipe Silva (ANACOM) e Joost Callaert (BIPT).


Consulte: