ANACOM participa no XXIII Encontro Nacional de PMEs do Sector das Telecomunicações


O Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, participou na sessão de abertura do XXIII Encontro Nacional de PMEs do Sector das Telecomunicações da Associação Empresarial de Comunicações de Portugal (ACIST) , sobre o tema "Inovação e TICs vs Desenvolvimento Sustentável“, que decorreu no dia 27 de novembro de 2019, em Lisboa, e que assinalou o 25.º aniversário da Associação.

João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM, na sessão de abertura do XXIII Encontro Nacional de PMEs do Sector das Telecomunicações da ACIST, que decorreu em Lisboa, a 27.11.2019.

João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM, na sessão de abertura

A partilha de infraestruturas entre operadores, o coinvestimento e o roaming nacional foram temas abordados na intervenção, tendo sido enfatizado que permitem custos de investimento menores, o que possibilitará preços mais baixos para os consumidores e ganhos também para os prestadores, que por esta via rentabilizarão melhor os investimentos.

«Se se duplicar, triplicar ou quadruplicar os custos, estes têm de ser suportados por alguém, com prejuízo para os acionistas e consumidores», afirmou João Cadete de Matos na conferência.

O Presidente da ANACOM falava da partilha de infraestruturas por parte dos operadores não apenas na componente passiva, mas também nas componentes ativas. E defendeu também soluções de roaming nacional, que permitem ao cliente de um operador utilizar as redes de outros operadores quando não tenha cobertura da sua rede. À semelhança, aliás, do que acontece quando um estrangeiro visita Portugal, situação em que pode fazer chamadas através de qualquer uma das redes. O Presidente da ANACOM defendeu o estabelecimento de acordos entre os operadores, de modo a pôr termo a uma discriminação negativa dos residentes em Portugal.

João Cadete de Matos referiu-se ainda à implementação do 5G em Portugal e falou sobre o processo de migração da rede de televisão digital terrestre (TDT), que começou no mesmo dia, com a alteração do emissor de Odivelas Centro. Referiu todo o plano adotado pela ANACOM para apoiar as populações abrangidas pela alteração deste emissor: a criação do call center, a existência de equipas no terreno e todo um vasto conjunto de ações de comunicação que foram levadas a cabo: mailing a todas as residência e estabelecimentos comerciais, sessões de esclarecimento com idosos, roadshow para divulgação de informação em todas as freguesias abrangidas, etc.

Nuno Castro Luís, chefe da divisão de fiscalização dos mercados de infraestruturas e equipamentos da ANACOM, participou na mesma Conferência, na qual fez uma intervenção subordinada ao tema «ITED/ITUR - Novas regras, realidades emergentes». Nessa intervenção o responsável da ANACOM falou da 4.ª edição do manual ITED e da 3.ª edição do manual ITUR, designadamente das mudanças que introduzem (ver Download de ficheiro apresentação).

XXIII Encontro Nacional de PMEs do Sector das Telecomunicações.

Nuno Castro Luís, chefe da divisão de fiscalização dos mercados de infraestruturas e equipamentos da ANACOM, no painel  ITED / ITUR / TDT

No decurso do Encontro foi feita uma ligação direta a Odivelas, para assinalar o momento da migração do emissor para a nova frequência.


Mais informação: