Prémio de investigação ANACOM-URSI vai para equipa do IST


O Prémio de investigação ANACOM-URSI Portugal, na edição de 2019, foi atribuído ao trabalho " ISTSat-1 - The First Portuguese University CubeSat". Trata-se de um trabalho de excelente qualidade e rigor científicos, clareza e transversabilidade.

O trabalho é da autoria da equipa ISTnanosat, do Instituto Superior Técnico, constituída por João Paulo Monteiro, Alexandre Silva, Carlos Fernandes e Rui M. Rocha do IST/ IT, Fabian Naf, Rúben Afonso, Gonçalo Tavares, Moisés Piedade, IST / INESC-ID e Nuno Ramos, Tomás Almeida, João Pinto, Diogo Neves, Renato Encarnação, José Freitas, do IST.

A equipa desenvolveu um CubeSat para executar uma missão espacial de demonstração da tecnologia ADS-B para rastreamento de aviões em regiões remotas do planeta. Para esta missão, desenvolvida desde 2017 no âmbito do programa “Fly Your Satellite!” da ESA, a equipa escolheu desenvolver quase todos os subsistemas de raiz através de várias teses de mestrado. Tendo já projetado, construído e integrado todos os subsistemas do ISTSat-1, assim como passado por várias campanhas de testes, a equipa aponta agora para os testes finais de aceitação e para a preparação para o lançamento em 2020.

O prémio patrocinado pela ANACOM, no valor de quatro mil euros, foi entregue no encerramento do 13.º Congresso do Comité Português da URSIhttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1493562 pelo Vice-Presidente da ANACOM, João Miguel Coelho, e pela Presidente do Comité Português da URSI, Luísa Mendes.

Foi ainda entregue o prémio Best Student Paper Award, no valor de mil euros, a José Diogo da Costa Jesus, aluno do mestrado integrado em engenharia física e tecnológica do Instituto Superior Técnico com o trabalho “Quantum Key Distribution Through Free Space”.

Prémio de investigação ANACOM-URSI vai para equipa do IST.