Reunião da PT44 do WG FM - setembro 2019


Teve lugar em Atenas (Grécia), de 18 a 20 de setembro, sob presidência francesa, a 54.ª reunião da Equipa de Projeto 44 (PT44) sobre comunicações por satélite do WG FM. A sessão contou com a presença de 34 participantes, englobando um total de 13 Administrações, bem como vários representantes da indústria e do Gabinete Europeu de Comunicações (ECO).

Foram abordados diversos assuntos, destacando-se os seguintes pontos da agenda:

  • Projeto de Decisão ECC sobre estações terrenas a bordo de aeronaves operando na faixa 12,75-13,25 GHz.
  • Projeto de Relatório ECC sobre operações via satélite para Máquina-máquina/Internet das “coisas” (M2M/IoT).
  • Projeto de Recomendação ECC sobre a autorização da operação de estações terrenas com níveis de potência isotrópica radiada equivalente (p.i.r.e.) superiores aos estabelecidos no Relatório 272 do ECC.
  • Utilização da faixa de frequências 2483,5-2500 MHz do sistema da Globalstar por estações terrestres.
  • Sistemas de satélites do serviço móvel por satélite (MSS) operando abaixo de 1 GHz.

Foram discutidos os resultados da consulta pública às propostas de nova Decisão ECC (sobre estações terrenas a bordo de aeronaves operando na faixa 12,75-13,25 GHz) e do novo Relatório ECC (sobre operações via satélite para M2M/IoT). A Decisão ECC revista foi aprovada e será submetida ao WG FM para adoção e posterior envio ao ECC para aprovação final e publicação. O Relatório ECC revisto foi aprovado e será submetido ao WG FM para aprovação final e publicação.

Foi ainda finalizado o projeto de Recomendação ECC sobre a autorização da operação de estações terrenas com níveis de potência isotrópica radiada equivalente p.i.r.e superiores aos estabelecidos no Relatório 272 do ECC, que será submetido ao WG FM para aprovação final e publicação.

De resto, importa destacar a apresentação de um novo sistema terrestre que utilizará a frequência de downlink do sistema Globalstar, tendo o FM44 encorajado a Globalstar a participar na próxima reunião do WGSE e apresentar esta contribuição como um documento de informação e fornecer às Administrações do WGSE um melhor entendimento das suas intenções.

Por último, importa salientar que foi revisto o novo item de trabalho relacionado com a proteção da banda E6 do Galileo, de acordo com o pedido do WG FM.

A próxima reunião física da PT44 deverá realizar-se em janeiro de 2020.