5G - importância para a economia europeia e desafios de segurança


O Conselho de Ministros dos Transportes, Telecomunicações e Energia adotou, a 3 de dezembro de 2019, a sua posição relativamente à importância das redes 5G para a economia europeia e à necessidade de mitigar os desafios de segurança associados a esta tecnologia.

Este documento sublinha que as redes 5G irão constituir uma infraestrutura crucial para a manutenção de funções sociais e económicas vitais.

Atenta esta dimensão estrutural das redes 5G, as conclusões alertam para a importância de salvaguardar a segurança e a resiliência das redes e serviços de comunicações eletrónicas, seguindo uma abordagem baseada em riscos. Salientam ainda a importância de os Estados-Membros considerarem a necessidade de diversificar os fornecedores e de serem implementados padrões e medidas comuns de segurança.

As conclusões apelam aos Estados-Membros e à Comissão para que, com o apoio da ENISA, tomem todas as medidas necessárias para garantir a segurança e a integridade das redes de comunicações eletrónicas, em particular as redes 5G, e continuem a consolidar uma abordagem coordenada na identificação de metodologias e ferramentas que mitiguem os riscos relacionados com estas redes.


Mais informação: