Número de assinantes de TV por subscrição cresce 3,7% em 2019


O número total de assinantes do serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição (TVS) atingiu 4,1 milhões no final de 2019, traduzindo um crescimento de 3,7% face ao ano anterior, que corresponde a 147 mil novos assinantes.

O crescimento do serviço de televisão paga deveu-se exclusivamente às ofertas suportadas em fibra ótica, que registaram mais 285 mil assinantes em relação ao ano anterior, o que se traduz num aumento de 17,5%. As restantes tecnologias tiveram um comportamento negativo em 2019, baixando 20,2% no caso do ADSL (menos 93 mil assinantes), 6,9% no recurso a satélite – DTH (menos 34 mil assinantes) e 0,7% na distribuição de TV por cabo (menos 10 mil assinantes).

Sendo desde o primeiro trimestre de 2018 a principal forma de acesso ao serviço de televisão por subscrição, a fibra ótica chegava a cerca de 1,9 milhões de assinantes (46,9% do total) no final de 2019, seguindo-se a TV por cabo, com cerca de 1,3 milhões de assinantes (32,7%), a tecnologia DTH, com 464 mil assinantes (11,4%), e o ADSL, com 370 mil (9,1%).

No final de 2019, cerca de 88% das famílias dispunham de TVS, mais 2,7 pontos percentuais do que no ano anterior.

Em termos de mercado, o Grupo NOS era o prestador com a quota de assinantes de TVS mais elevada (40,1%), seguindo-se a MEO (39,6%), a Vodafone (16,3%) e a NOWO (3,9%).

A Vodafone e a MEO foram os prestadores que, em termos líquidos, mais assinantes captaram face a 2018, tendo as suas quotas aumentado 1,1 e 0,4 pontos percentuais, respetivamente. Ao invés, as quotas do Grupo NOS (menos 1,1 pontos percentuais) e da NOWO (menos 0,4 pontos percentuais) diminuíram em 2019.


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