Na semana posterior ao fim do estado de emergência (de 04/05 a 10/05/2020), o tráfego de voz aumentou 6% face à semana anterior, enquanto que o tráfego de dados diminuiu 5%.
Figura 1 – Evolução semanal do tráfego de voz e dados desde fevereiro de 2020
Unidade: TB (eixo da esquerda), Milhões de minutos (eixo da direita)
Fonte: ANACOM
A descida ocorrida no tráfego de dados, deveu-se à queda de 5% verificada no tráfego fixo, visto que o tráfego de dados móveis aumentou 3%. No caso do tráfego de voz, tanto o tráfego de voz fixa, como o tráfego de voz móvel aumentaram 6%.
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Semana de |
TOTAL DE TRÁFEGO DE VOZ |
6% |
Tráfego do serviço telefónico em local fixo (minutos) |
6% |
Tráfego do serviço telefónico móvel (minutos) |
6% |
TOTAL DE TRÁFEGO DE DADOS |
-5% |
Volume de tráfego de Internet fixa (em GB) |
-5% |
Tráfego de dados móveis (em GB) |
3% |
ACESSOS |
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Acessos em local fixo |
0,1% |
(dos quais) de clientes residenciais |
0,1% |
Acessos móveis com utilização efetiva |
0,3% |
(dos quais) afetos a planos pós-pagos e híbridos |
0,3% |
(dos quais) de clientes residenciais |
0,2% |
Nota: Dados provisórios e estimados calculados com base na informação das quatro principais entidades que prestam serviços de comunicações eletrónicas.
Apesar da diminuição verificada na semana em análise, o tráfego de dados encontra-se ainda 47% acima do verificado no período pré-COVID19, representando os dados fixos 96% do total do tráfego de dados. O tráfego de voz foi 23% superior ao registado na semana anterior à declaração de pandemia. A voz móvel tem um peso de 88% no total do tráfego.
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Unidade |
Semana de |
TOTAL DE TRÁFEGO DE VOZ |
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23% |
Tráfego do serviço telefónico em local fixo (minutos) |
1 minuto |
31% |
Tráfego do serviço telefónico móvel (minutos) |
1 minuto |
22% |
TOTAL DE TRÁFEGO DE DADOS |
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47% |
Volume de tráfego de Internet fixa (em GB) |
GB |
51% |
Tráfego de dados móveis (em GB) |
GB |
0% |
ACESSOS |
|
|
Acessos em local fixo |
1 acesso fixo |
0,6% |
(dos quais) de clientes residenciais |
1 acesso fixo |
0,6% |
Acessos móveis com utilização efetiva |
1 acesso móvel |
-2,8% |
(dos quais) afetos a planos pós-pagos e híbridos |
1 acesso móvel |
-0,9% |
(dos quais) de clientes residenciais |
1 acesso móvel |
-0,3% |
Nota: Dados provisórios e estimados calculados com base na informação das quatro principais entidades que prestam serviços de comunicações eletrónicas.
O número de acessos em local fixo tem crescido, aumentando 0,6% em comparação com período pré-COVID19, enquanto o número de acessos móveis diminuiu entre 0,3% e 2,8%%, consoante o tipo de acesso.
O tráfego médio semanal por utilizador foi, no mínimo, de 20 minutos de voz fixa, 66 minutos de voz móvel, 36 GB de dados fixos e 0,8 GB de dados móveis.
Testes à velocidade da internet diminuem
Na semana de 04/05 a 10/05, além de se ter registado uma descida do tráfego de dados, também se verificou uma redução ligeira do número de testes à velocidade da internet realizados diariamente com o NET.mede, apesar de continuarem muito acima daquilo que se registava na fase pré-COVID19.
No caso dos acessos fixos residenciais, foram feitos 4120 testes nesta semana, ligeiramente abaixo dos 4216 registados na semana anterior, mas ainda assim mais do dobro dos testes que eram feitos antes da pandemia (cerca de 2 000 testes/dia). Nos acessos móveis, o número médio diário de testes (cerca de 1 200) quase triplicou comparando com o período antes da pandemia - na semana de 4 a 10 de maio abrandou ligeiramente para 1 076 testes por dia.
Refira-se ainda que a realização de testes (acessos fixos e móveis) deixou de ter um pico ao final do dia (entre as 18h e as 22h) e passou a registar uma distribuição mais homogénea ao longo do dia, o que se pode explicar pela realização de teletrabalho e ensino online. No caso dos acessos fixos verificam-se picos ligeiros pelas 15h e pelas 17h; e nos acessos móveis pelas 12h, 16h e 22h.
Comparando a semana em análise com o período anterior à pandemia, Lisboa e Porto foram os concelhos com o maior aumento do número médio diário de testes em termos absolutos (mais 1.523 em Lisboa e mais 634 no Porto), seguido de Oeiras (mais 102). Nos testes realizados através de acessos móveis, estes são também os concelhos com mais testes à velocidade: Lisboa lidera, seguindo-se Oeiras e em terceiro lugar o Porto.
Encomendas postais crescem pela terceira semana consecutiva
Na semana posterior ao fim do estado de emergência (04/05/2020 a 10/05/2020), o tráfego de encomendas postais manteve a tendência de crescimento, encontrando-se acima do contabilizado no período pré-COVID19.
Figura 2 – Evolução semanal do tráfego de encomendas desde fevereiro de 2020
Unidade: 1 encomenda
Fonte: ANACOM
O tráfego de encomendas cresceu 20% face à semana anterior e atingiu o valor mais elevado no período analisado, 28% acima do registado na semana anterior à entrada em vigor das medidas excecionais e temporárias associadas ao COVID-19.
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Semana de |
Nacional |
28% |
Internacional de saída |
3% |
Internacional de entrada |
39% |
TOTAL |
28% |
Nota: Dados provisórias e estimados calculada com informação representativa de cerca de 75% do tráfego de encomendas.
As encomendas nacionais aumentaram 17%, enquanto as encomendas internacionais de saída aumentaram 51% e as encomendas internacionais recebidas do exterior aumentaram 30%.
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Semana de |
Nacional |
17% |
Internacional de saída |
51% |
Internacional de entrada |
30% |
TOTAL |
20% |
Nota: Dados provisórias e estimados calculada com informação representativa de cerca de 75% do tráfego de encomendas.
Consulte:
- NET.mede - relatório de impacto COVID-19 (10.05.2020) https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1531101
- NET.mede - relatório de impacto COVID-19 (03.05.2020) https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1531081