COVID-19 - Tráfego de voz e de dados móveis começa a aproximar-se dos níveis pré-pandemia


Na semana de 15 a 21 de junho de 2020, o tráfego de dados aumentou 2% face à semana anterior, com os dados fixos a subirem 3% e os dados móveis a caírem 7%. Comparando com a fase pré-COVID19, o tráfego de dados regista um aumento de 43%, com os dados fixos a subirem 46% e os móveis apenas 1%.

O tráfego de voz recuperou as perdas da semana anterior, em que se verificaram dois feriados nacionais (Dia de Portugal e Dia do Corpo de Deus), e retomou a anterior tendência decrescente estando agora 13% acima do verificado no período anterior à crise.

Figura 1 – Evolução semanal do tráfego voz e dados desde fevereiro de 2020

Figura 1 - Evolução semanal do tráfego voz e dados desde fevereiro de 2020 


Unidade: TB (eixo da esquerda), Milhões de minutos (eixo da direita)
Fonte: ANACOM

Em comparação com a semana anterior, todos os tipos de tráfego aumentaram com exceção dos dados móveis que diminuíram 7%.

Variação percentual face a semana anterior

 

Semana de
15-21.06.2020

TOTAL DE TRÁFEGO DE VOZ

19%

Tráfego do serviço telefónico em local fixo (minutos)

24%

Tráfego do serviço telefónico móvel (minutos)

18%

TOTAL DE TRÁFEGO DE DADOS

2%

Volume de tráfego de Internet (em GB)

3%

Tráfego de dados móveis (em GB)

-7%

ACESSOS

 

Acessos em local fixo

0,0%

(dos quais) de clientes residenciais

0,0%

Acessos móveis com utilização efetiva

0,0%

(dos quais) afetos a planos pós-pagos e híbridos

0,2%

(dos quais) de clientes residenciais

0,1%

Nota: dados provisórios e estimados calculados com base na informação das quatro principais entidades que prestam serviços de comunicações eletrónicas.

O tráfego de dados fixos apresenta o maior desvio face ao período anterior à COVID19 (+46%), e representa mais de 95% do total do tráfego de dados. Os dados móveis estão apenas 1% acima do verificado naquele período.

Variação % face a período pré-COVID19

 

Semana de

15-21.06.2020

TOTAL DE TRÁFEGO DE VOZ

13%

Tráfego do serviço telefónico em local fixo (minutos)

15%

Tráfego do serviço telefónico móvel (minutos)

12%

TOTAL DE TRÁFEGO DE DADOS

43%

Volume de tráfego de Internet fixa (em GB)

46%

Tráfego de dados móveis (em GB)

1%

ACESSOS

 

Acessos em local fixo

0,8%

(dos quais) de clientes residenciais

0,9%

Acessos móveis com utilização efetiva

-1,8%

(dos quais) afetos a planos pós-pagos e híbridos

0,3%

(dos quais) de clientes residenciais

0,6%

Nota: dados provisórios e estimados calculados com base na informação das quatro principais entidades que prestam serviços de comunicações eletrónicas.

Os tráfegos de voz móvel e de voz fixa estão a aproximar-se dos valores anteriores à pandemia, encontrando-se 12% e 15% acima do verificado naquele período, respetivamente. A voz móvel tem um peso de 89% no total do tráfego de voz.

Tráfego de encomendas postais 23% superior ao período anterior à crise

Na semana de 15 a 21 de junho de 2020, o tráfego de encomendas postais aumentou 48% face à semana anterior que teve apenas três dias úteis. O número de encomendas na semana em análise foi 23% superior ao da semana anterior à declaração de pandemia.

Figura 2 – Evolução semanal do tráfego de encomendas desde fevereiro de 2020

Figura 2 - Evolução semanal do tráfego de encomendas desde fevereiro de 2020

Unidade: 1 encomenda
Fonte: ANACOM

As encomendas nacionais aumentaram 53%. As encomendas enviadas para outros países e recebidas do exterior cresceram 50 e 28%, respetivamente.

Variação percentual do tráfego de encomendas postais face a semana anterior

 

Semana de

15-21.06.2020

Nacional

53%

Internacional de saída

50%

Internacional de entrada

28%

TOTAL

48%

Nota: dados provisórios e estimados calculada com informação representativa de cerca de 75% do tráfego de encomendas.

Todos os tipos de encomendas ficaram acima dos valores contabilizados na semana anterior à declaração de pandemia (semana de 2 a 8 de março de 2020).

Variação percentual do tráfego de encomendas postais face ao período pré-COVID19

 

Semana de

15-21.06.2020

Nacional

17%

Internacional de saída

28%

Internacional de entrada

56%

TOTAL

23%

Nota: dados provisórios e estimados calculada com informação representativa de cerca de 75% do tráfego de encomendas.

Testes à velocidade da Internet também sobem

Na mesma semana em que se assistiu a um crescimento no tráfego de dados, também se verificou um aumento do número de testes à velocidade do serviço de acesso à Internet efetuados com o NET.mede, tanto nos acessos fixos residenciais como nos acessos móveis.

Na semana de 15 a 21 de junho de 2020, foram registados 3246 testes nos acessos fixos residenciais, ligeiramente acima da semana anterior, número que compara com 2000 testes/dia no período pré-pandemia.

No que respeita aos acessos móveis, a redução verificada no consumo de dados móveis refletiu-se numa redução do número de testes realizados, 935, contra 1083 na semana anterior. Ainda assim, os testes aos acessos móveis está muito acima dos 368 testes por dia realizados antes da pandemia.

Lisboa e Porto foram os concelhos com o maior volume de testes, independentemente do período em análise, tendo sido também os concelhos em que se verificou um aumento mais acentuado dos testes (mais 1064 em Lisboa e mais 428 no Porto) face ao período antes da pandemia.

Reclamações atingem número mais elevado desde o início da pandemia

Entre os dias 13 e 19 de junho foram apresentadas 2232 reclamações sobre serviços de comunicações no livro de reclamações eletrónico, mais 38% do que na semana anterior, tendo sido a semana com mais reclamações desde o início da pandemia. O aumento foi de 72% no caso dos serviços postais, que representam 45% das reclamações totais, enquanto nas comunicações eletrónicas, que representam 55% das reclamações totais, o aumento foi de 19%.

Destaca-se o aumento das reclamações contra a MEO (mais 24%) e contra a NOS (mais 22%). A MEO mantém-se como o operador mais reclamado, representando um peso de 36% no sector.

Os assuntos mais reclamados continuam a ser a gestão de contratos pelos utilizadores, o cancelamento de serviços e avarias.

No sector postal, os CTT foram o operador mais reclamado neste período, representando 73% do total. As reclamações contra os CTT aumentaram 70% face à semana anterior, enquanto as relativas à DPD cresceram 110%. Os assuntos mais reclamados pelos utilizadores foram o atraso na entrega, o extravio e a falta de tentativa de entrega ao destinatário.


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