ANACOM tem vindo a autorizar ensaios técnicos 5G


A ANACOM tem vindo a autorizar a utilização temporária de espectro radioelétrico para a realização de ensaios técnicos e de estudos científicos utilizando diversas tecnologias, nomeadamente as que contribuirão para o arranque do 5G em Portugal, em conformidade com o n.º 3 do artigo 5º do Decreto-Lei n.º 151-A/2000, de 20 de julhohttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=940079, na sua redação em vigor.

Várias entidades têm vindo a realizar um conjunto de estudos, projetos-piloto e demonstrações, em contexto de utilização prática, com vista a testar as potencialidades e funcionalidades das tecnologias rádio de novíssima geração.

A pesquisa em contexto prático na área do 5G, facilitada e apoiada por esta Autoridade, tem permitido acumular conhecimento sobre a nova tecnologia e constituir uma base robusta para a preparação da futura operação comercial destas redes. Estas experiências têm-se constituído como uma oportunidade relevante para sustentar o desenvolvimento socioeconómico do país.

O mapa abaixo apresenta a distribuição por distrito e por concelho das estações que se encontram atualmente ativas, para fins de estudo, no território português.

Estações 5G em ensaios técnicos

Estações 5G em ensaios técnicos

Consulte: