ANACOM reúne com autarcas em Porto de Mós


No dia 1 de julho de 2020, a ANACOM esteve em Porto de Mós para uma reunião com autarcas, em que as dificuldades de comunicações móveis, de voz e Internet, foram o tema. O Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, apresentou ao Presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, os resultados do estudo de avaliação do desempenho dos serviços móveis e cobertura GSMUMTSLTE realizado no concelho de Porto de Mós.

Na reunião com o Presidente da Câmara e vereadores da autarquia foram ainda abordados caminhos para resolver os problemas de comunicações registados no concelho, em face do processo de implementação do 5G. A partilha de infraestruturas e o roaming nacional foram outras soluções abordadas na reunião, como formas de minimizar os problemas sentidos na região.

No estudo feito pela ANACOM no terreno, cujo trabalho de campo decorreu entre 24 e 26 de junho -  tendo sido realizados mais de meio milhão de medições de sinal de rádio, mais de seis mil sessões de dados e cerca de mil chamadas de voz -, verifica-se uma grande variabilidade da cobertura rádio: níveis de sinal de muito boa ou boa qualidade; zonas em que se registam valores muito abaixo dos parâmetros adequados, sobretudo em UMTS e LTE; e outras zonas em que não existe cobertura rádio.

O serviço de voz apresenta um desempenho global fraco e nos dados verifica-se muito fraca capacidade de estabelecimento e retenção de sessões de dados.

Nas sessões de transferência de dados estabelecidas e mantidas com sucesso, verificam-se razoáveis velocidades médias globais, tanto em download como em upload, com diferenças significativas no desempenho dos operadores. Este indicador apresenta uma variabilidade muito elevada, com velocidade máximas de 192,5 Mbps e 55,28 Mbps, respetivamente em download e upload, e mínimos de 0,003 Mbps e 0,008 Mbps, em download e upload, respetivamente, que dificultam ou impossibilitam a transmissão de dados em condições adequadas.

Os serviços de navegação de Internet, Youtube vídeo streaming e a latência de transmissão de dados apresentam desempenhos inferiores face à transferência de ficheiros com diferenças entre os operadores.

Os temas abordados na reunião com a Câmara Municipal de Porto de Mós foram também debatidos com os Presidentes de 9 das 10 juntas de freguesia do concelho: Alqueidão da Serra, Alvados e Alcaria; Arrimal e Mendiga; Juncal; Mira de Aire; Pedreiras; Porto de Mós; S. Bento e Serro Ventoso.

Da esquerda para a direita: Jorge Vala, Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, e João Cadete de Matos, Presidente do Conselho de Administração da ANACOM

Da esquerda para a direita: Jorge Vala, Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, e João Cadete de Matos, Presidente do Conselho de Administração da ANACOM.

João Paiva, Divisão de Fiscalização do Mercado de Comunicações da ANACOM

João Paiva, Divisão de Fiscalização do Mercado de Comunicações da ANACOM.