ANACOM avalia qualidade do serviço móvel na Área Metropolitana de Lisboa


A ANACOM realizou um estudo de avaliação do desempenho de serviços móveis de voz e dados e da cobertura GSM (2G), UMTS (3G) e LTE (4G) disponibilizados pela MEO, NOS e Vodafone na Área Metropolitana de Lisboa, a qual abarca 18 municípios1, abrangendo cerca de 3 mil Km2, ou seja 3% da superfície terrestre do país (cf. Figura 1). Este é o terceiro estudo publicado este ano. Os anteriores abrangeram as regiões Alentejo e Norte.

Figura 1 – NUTS II Área Metropolitana de Lisboa

NUTS II Área Metropolitana de Lisboa.

Estes estudos, que visam dotar o mercado de informação isenta sobre o desempenho destes serviços, têm em vista caracterizar a experiência de utilizador em termos de acessibilidade, retenção e integridade dos serviços. Para tal são realizadas pela ANACOM: (i) chamadas e conversações, para avaliação do serviço de voz; (ii) transferências de ficheiros, de páginas web e de vídeos, para avaliação dos serviços de dados; (iii) medições de níveis de sinal das redes rádio, para avaliação da cobertura; resultando em 13 indicadores de qualidade utilizados para aferir o desempenho dos serviços e a cobertura rádio (cf. Anexo 1).

O estudo relativo à Área Metropolitana de Lisboa revela que a cobertura rádio dos operadores analisados apresentou bom desempenho global. Em GSM (2G) registaram-se os níveis de desempenho mais elevados, com diferenças pouco expressivas entre operadores; enquanto nas tecnologias UMTS (3G) e LTE (4G) se observaram desempenhos inferiores e as diferenças entre operadores foram mais significativas, destacando-se o melhor desempenho da Vodafone (cf. Anexo 2).

O serviço de voz apresentou bom desempenho global, não se observando diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas. Em relação à integridade da conversação e ao período médio necessário para estabelecer uma chamada, registaram-se diferenças entre operadores, embora pouco relevantes na perspetiva de utilizador.

Nos serviços de dados, registou-se bom desempenho global, não se observando diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de sessões de dados, em todos os serviços analisados. Em transferência de ficheiros, registaram-se bons ritmos médios de transferência de dados, no download e no upload, com algumas diferenças de desempenho entre os operadores. Observou-se ainda uma variabilidade muito elevada deste indicador, com ritmos máximos em torno de 153 Mbps e 62 Mbps e mínimos de 0,2 Mbps e 0,7 Mbps, respetivamente em download e upload.

O serviço de navegação na Internet registou razoáveis durações médias de transferência de páginas web, de referência e pública, sendo pouco expressivas as diferenças entre operadores.

Por seu lado, o serviço youtube video streaming registou bom desempenho global sem diferenças expressivas entre operadores.

A latência de transmissão de dados registou níveis adequados, embora com alguma variabilidade, tendo-se observado ligeiras diferenças entre operadores.

Este estudo baseia-se em testes realizados de acordo com a nova metodologia aprovada pela ANACOM, em 2017, após consulta ao mercado. As medições são efetuadas de forma sistemática, com procedimentos padronizados e sem intervenção ou decisão humana, e em igualdade de condições para os vários operadores, permitindo a análise objetiva e comparativa dos desempenhos. Na abordagem amostral seguida considera-se como universo o conjunto de comunicações móveis realizadas no território continental, sendo a chamada de voz móvel e a sessão de dados móveis as unidades estatísticas consideradas. A amostra tem por base dois níveis de estratificação. O primeiro separa o território continental em NUTS II, seguindo-se uma desagregação por NUTS III. O estudo agora divulgado diz respeito aos resultados obtidos a partir da amostra relativa à Área Metropolitana de Lisboa (NUTS II).

O trabalho de campo relativo a este terceiro estudo decorreu entre os dias 25 de maio e 6 e junho de 2020, tendo sido realizadas 972 chamadas de voz, 6550 sessões de dados e 589 937 medições de sinal rádio, correspondendo a aproximadamente 324 chamadas de voz, 364 sessões de dados e 65 549 medições de sinal rádio, por indicador e operador. Foram percorridos 285 quilómetros em testes.

Salienta-se que a leitura dos resultados deve atender à natureza dinâmica e à evolução permanente dos sistemas de comunicações móveis.

A ANACOM prevê continuar, durante o corrente ano, os estudos relativos às restantes regiões do território continental, a que se seguirão os estudos relativos às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.


Anexo 1
Indicadores de qualidade utilizados para medir o desempenho dos serviços e a cobertura rádio

  1. Cobertura Rádio – disponibilidade das infraestruturas rádio GSM, UMTS e LTE;
  2. Acessibilidade do Serviço de Voz – probabilidade de sucesso no estabelecimento de chamadas;
  3. Rácio de Terminação de Chamadas de Voz – probabilidade de uma chamada, depois de estabelecida com sucesso, se manter ativa durante um período de tempo, terminando de forma normal, ou seja, de acordo com a vontade do utilizador;
  4. Tempo de Estabelecimento de Chamadas de Voz – período de tempo que a rede demora a estabelecer a comunicação, após o envio correto do pedido (número de telefone de destino);
  5. Qualidade de Áudio – percetibilidade da conversação durante uma chamada de voz;
  6. Rácio de Terminação de Sessões de Dados – probabilidade de uma sessão de utilização do serviço – transferência de ficheiros, navegação na Internet ou youtube video streaming – ser estabelecida e decorrer com sucesso, ou seja, manter-se ativa durante a totalidade do período predefinido para transferência de ficheiros, permitir a transferência da totalidade da página web ou a reprodução completa de conteúdos multimédia;
  7. Velocidade de Transferência de Dados – quantifica a velocidade média de transferência de dados durante uma sessão de transferência de ficheiros;
  8. Duração de Transferência de Página web – quantifica o tempo médio necessário para a transferência de uma página web;
  9. Tempo até Início de Visualização de Conteúdos – período de tempo que decorre entre o pedido de um conteúdo multimédia e o início da visualização da primeira imagem, do mesmo conteúdo, no equipamento terminal de utilizador, numa sessão youtube video streaming;
  10. Duração das Interrupções – agrega a duração de todas as interrupções ou paragens na reprodução (freezing) ocorridas durante uma sessão de youtube video streaming;
  11. Qualidade de Vídeo – quantifica a qualidade visual da comunicação, durante uma sessão youtube video streaming;
  12. Resolução de Vídeo – quantifica o número médio de píxeis da imagem durante a reprodução de vídeo, de uma sessão youtube video streaming;
  13. Latência de Transmissão de Dados – quantifica o tempo necessário para que um pacote de informação viaje desde o equipamento de utilizador até ao Servidor de Conteúdos ou vice-versa.

Anexo 2
Síntese das diferenças entre operadores

Anexo 2 - Síntese das diferenças entre operadores

Notas
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1 Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

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